Por pbagora.com.br

O Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), que integra a rede estadual de saúde, disponibiliza a insulina análoga de ação rápida (Novorapid) e a insulina glargina (Lantus) para pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Até então, ambas eram entregues aos usuários no Núcleo de Assistência Farmacêutica (Naf) na Paraíba.

A Novorapid foi incorporada pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2017. Já a Lantus continuará sendo comprada pelo Naf, mas será entregue aos pacientes no Cedmex. Os pacientes com diabetes tipo 2 seguem pegando a insulina no Naf.

“Decidimos fazer esta mudança para facilitar a vida dos pacientes que precisam pegar dois tipos de insulina – a Lantus e a NovoRapid. Desta maneira, eles não vão mais precisar ir a dois lugares diferentes para ter acesso às insulinas que serão usadas durante o mês de tratamento. Foi acordado que, aos poucos, os pacientes com diabetes mellitus tipo 1 serão migrados e o serviço será concentrado no Cedmex”, informou a diretora geral do Cedmex, Gilcélia Menezes.

Para que os pacientes tenham acesso aos medicamentos, os médicos assistentes devem seguir os critérios de inclusão contemplados no protocolo clínico, que são:

·Uso prévio da regular e NPH por pelo menos três meses;

·Acompanhamento ao endocrinologista pelo menos duas vezes ao ano;

·Automonitorização da GC pelo menos três vezes ao dia;

·Apresentar, nos últimos três meses, pelo menos um dos seguintes critérios: Hipoglicemia Grave; Hipoglicemia não grave, com episódios de duas ou mais vezes por semana; Hipoglicemia noturna (mais de uma vez por semana).

Esses usuários farão um novo cadastro no Cedmex para receber as insulinas.

Cedmex – Atualmente, o Cedmex tem 34.225 usuários cadastrados e, entre eles, 21 mil residem na abrangência da sede da 1ª Gerência Regional (João Pessoa). O Centro é responsável pelo tratamento de 88 patologias, na sua maioria doenças crônicas e de alto custo, contemplando 273 apresentações farmacêuticas.

O Cedmex fica localizado na Avenida Maximiano Figueiredo, nº 453, no Centro de João Pessoa.

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Notícias relacionadas

Vacinação contra covid-19 volta a ser suspensa em JP por falta de doses

A campanha de vacinação contra a Covid-19 volta a ser suspensa em João Pessoa, nesta quarta-feira (21), após o esgotamento das doses de imunizantes, que são comprados e distribuídos pelo…

João Azevêdo assina convênio e autoriza doações através das contas de água para o Hospital da Fap

O governador João Azevêdo autorizou, nesta segunda-feira (19), um convênio entre a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e o Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em…