A Paraíba o tempo todo  |

CBTU abre inscrição para o projeto Trem Criança 2013

  Começa nesta sexta feira, 27, na Coordenadoria de Comunicação e Marketing (Comak), no 1º andar da Estação Ferroviária de João Pessoa, as inscrições gratuitas para escolas interessadas em participar do Projeto Trem Criança 2013. O evento será realizado no período de 8 a 11 de outubro, das 8 às 11h e das 13h30 às 16h30, na estação João Pessoa. O Trem Criança tem por finalidade orientar estudantes de escolas públicas da região da beira da linha para a importância da preservação da vida, do trem e do patrimônio público, bem como prepará-los para a chegada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As inscrições terminam no dia 2 de outubro.

Para se inscrever, os representantes das escolas devem apresentar ofício solicitando a inclusão no evento e a reserva de vagas para até 100 crianças. Dentro das atividades estão programados passeios de trem, competições, educação e informação com arte-educadores e a distribuição do joguinho “Trilha do Trem”. Ao todo, a CBTU em João Pessoa pretende atender cerca de 2 mil crianças. Também serão aceitas inscrições através do e-mail [email protected].

O Trem Criança, ao longo desses 17 anos, tem sido responsável pela redução de acidentes envolvendo meninos e meninas de 4 a 17 anos de idade. Desde a sua implantação, cerca de 56 mil estudantes foram assistidos pelo projeto, que já distribuiu Cartilhas Educativas, Jogo da Memória e Quebra Cabeça educativos. Neste ano, a CBTU em João Pessoa preparou a Trilha do Trem, um joguinho educativo que traz dicas de segurança e trabalha a coordenação motora.

Este ano, as atividades serão concentradas no cuidado ao conviver com a via férrea. Sem registrar acidentes envolvendo crianças a mais de 16 anos, a CBTU voltou a contabilizar em 2013 dois atropelamentos de crianças, sendo um com morte. Para o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo esse retorno dos acidentes envolvendo crianças merece uma atenção especial e ações concretas para que outras não sejam vitimadas. “Temos que conscientizar a garotada dos riscos ao brincar nas proximidades da via férrea de forma permanente e o Trem Criança sempre consegue atrair a atenção delas por um bom período”, diz.

De acordo com Lucélio Cartaxo a ação mostra a preocupação da Companhia com o futuro das pessoas. “Toda criança que já participou do Trem Criança tem uma postura diferenciada das demais porque conheceu o sistema e aprendeu o que é certo e o que é errado ao viajar de trem, os cuidados ao brincar nas proximidades da via férrea e a preservar o patrimônio ferroviário e público”, diz.

De acordo com Cartaxo, o projeto também criou uma relação positiva com as escolas e as aproximou do dia a dia da ferrovia. “Foi também através do Trem Criança que a CBTU aprendeu a trabalhar em parceria com os diretores e professores das escolas, levando para a sala de aula os ensinamentos apresentados durante o projeto e hoje nós temos escolas parceiras que nos ajudam a evitar acidentes com crianças”, revela.

Maiores informações através do telefone (83) 3241-4240 ramais 216 ou 217.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe