A Paraíba o tempo todo  |

Casos de dengue se mantêm abaixo da média esperada e Governo intensifica prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou a notificação de dois casos suspeitos de dengue na semana epidemiológica 49, conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (12). Os casos de dengue grave e óbitos por dengue não tiveram alterações, no entanto foram confirmamos 136 casos de dengue clássica notificados em semanas anteriores. De acordo com o novo boletim, os dados de dengue na Paraíba em 2011 estão abaixo do limite médio de casos esperados desde a semana epidemiológica 47.

Como a incidência está abaixo da média, será mantido o monitoramento efetivo para detecção de qualquer mudança brusca no comportamento. A partir desta semana, a SES irá retomar o acompanhamento em todo o Estado através do Diagrama de Controle. O objetivo é fazer a detecção precoce da tendência para o primeiro quadrimestre de 2012.

Plano de Contingência – Na próxima quinta-feira (15), a SES vai apresentar a todos os municípios do Estado o Plano de Contingência de Combate à Dengue que será executado em 2012. O objetivo é reduzir as vulnerabilidades para possível epidemia por dengue na Paraíba durante o ano que vem. O plano será apresentado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), trará um panorama da estrutura do Estado (hospitais, laboratórios e núcleos de saúde) e detalhará as ações que serão desenvolvidas.

 

De acordo com a portaria 2557/2011 do Ministério da Saúde, a expectativa é que 2% da população do Estado sejam acometidos de dengue em 2012, o equivalente a 75.331 pessoas. As ações previstas no plano já foram iniciadas em outubro deste ano com o lançamento da campanha, implantação do Projeto ABCDengue nas escolas dos municípios selecionados e distribuição de material educativo em todo o Estado, através de mala direta dos Correios.
 

Secom PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe