A Paraíba o tempo todo  |

Casarões abandonados põem em risco população de JP

Neste período chuvoso aumenta o perigo de desabamento em alguns casarões localizados no Centro Histórico de João Pessoa e em outras ruas e avenidas da cidade. Há anos os casarões vêm se deteriorando a apresentando perigo para motoristas, pedestres e comerciantes por causa do abandono dos proprietários.

Segundo informações do Iphaep, atualmente existem cerca de 60 ou 70 prédios antigos em situação de risco e a responsabilidade do estado de conservação dos imóveis é dos proprietários. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) é responsável pela preservação dos casarões, contra qualquer intervenção de mudança de fachada dos prédios. Qualquer mudança tem que passar por aprovação do conselho do órgão.

Por conta do abandono dos proprietários, o Centro Histórico de João Pessoa tem sido alvo constante de reclamações da sociedade, principalmente, de empresários e comerciantes que trabalham na área. O problema é que a maior parte dos imóveis abandonados pertence a herdeiros. O Iphaep destaca que sempre buscou a localização dos proprietários dos imóveis mas muitos deles já não residem em João Pessoa.

O abandono dos casarões pode ser visto em vários pontos, como nas avenidas Visconde de Pelotas e João Suassuna, e nas ruas Duque de Caxias e da Areia, entre outras. Sem a presença dos proprietários, representantes do Iphaep contatados pela redação disseram eu fica difícil a revitalização de muitos imóveis.

Redação

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe