A Paraíba o tempo todo  |

Cartório na Paraíba realiza 1º casamento online com registro em Blockchain

Uma sala do aplicativo zoom é tudo que será necessário para que simultaneamente 30 casais paraibanos se casem online. A celebração vai ser presidida pelo juiz de casamentos Romero Carneiro Feitosa a partir das 15h30 através do Cartório Azevedo Bastos, que vai efetivar o primeiro registro em Blockchain desse momento importante.

Desde que a Pandemia começou, os casamentos foram suspensos pela corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba. Somente o Cartório Azevêdo Bastos acumula uma demanda de mais de 140 casais que a partir de agora começam a contrair o matrimônio dentro do processo de transformação digital que se infiltrou em inúmeras situações do cotidiano.

De acordo com o titular do Cartório, Válber Azevêdo, o diferencial será o registro em Blockchain. “Após a cerimônia, os dados de cada casamento serão registrados em Blockchain, juntamente com o hash do vídeo da cerimônia, sendo possível a consulta no site do cartório através do Selo Digital do TJPB contido na certidão”.

Os casais vão poder ter acesso a certidão de casamento em papel (depois da devida assinatura deles e das testemunhas no termo de casamento) e também emitir uma Declaração de Registro em Blockchain no site do Cartório, assim como já é feito desde 2019 com os registros de nascimento. “Blockchain é uma tecnologia muito inovadora, os dados ficam armazenados de forma segura e imutável”, analisa Azevêdo.

Segundo ele, o casamento online pode ser uma inovação surgida a partir de uma demanda do isolamento social, mas que pode se tornar uma realidade no período pós-pandemia. “É uma forma mais prática, uma solução mais rápida e eficiente. Cada casal, depois, da celebração os noivos e as testemunhas comparecem ao cartório para assinar o registro e receber a certidão do ato”.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe