Por pbagora.com.br

Uma sala do aplicativo zoom é tudo que será necessário para que simultaneamente 30 casais paraibanos se casem online. A celebração vai ser presidida pelo juiz de casamentos Romero Carneiro Feitosa a partir das 15h30 através do Cartório Azevedo Bastos, que vai efetivar o primeiro registro em Blockchain desse momento importante.

Desde que a Pandemia começou, os casamentos foram suspensos pela corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba. Somente o Cartório Azevêdo Bastos acumula uma demanda de mais de 140 casais que a partir de agora começam a contrair o matrimônio dentro do processo de transformação digital que se infiltrou em inúmeras situações do cotidiano.

De acordo com o titular do Cartório, Válber Azevêdo, o diferencial será o registro em Blockchain. “Após a cerimônia, os dados de cada casamento serão registrados em Blockchain, juntamente com o hash do vídeo da cerimônia, sendo possível a consulta no site do cartório através do Selo Digital do TJPB contido na certidão”.

Os casais vão poder ter acesso a certidão de casamento em papel (depois da devida assinatura deles e das testemunhas no termo de casamento) e também emitir uma Declaração de Registro em Blockchain no site do Cartório, assim como já é feito desde 2019 com os registros de nascimento. “Blockchain é uma tecnologia muito inovadora, os dados ficam armazenados de forma segura e imutável”, analisa Azevêdo.

Segundo ele, o casamento online pode ser uma inovação surgida a partir de uma demanda do isolamento social, mas que pode se tornar uma realidade no período pós-pandemia. “É uma forma mais prática, uma solução mais rápida e eficiente. Cada casal, depois, da celebração os noivos e as testemunhas comparecem ao cartório para assinar o registro e receber a certidão do ato”.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Aulas presenciais na PB só devem retornar em 2021 após conclusão de sorologia

As aulas presenciais nas Paraíba só devem ser retomadas em 2021. Isso porque o governo irá realizar um inquérito sorológico que será feito em duas mil residências de estudantes no…

Ney avisa que, apesar de Bolsonarista, no Senado seu partido será só a PB

O empresário Ney Suassuna (Republicanos) viaja amanhã, sexta-feira (25) para Brasília onde vai apresentar a documentação requerida para a posse como senador na vaga deixada pelo titular, Veneziano Vital do…