A Paraíba o tempo todo  |

Cartão responde por mais de 70% da dívida de inadimplentes

O cartão de crédito lidera a lista dos tipos de dívida dos brasileiros inadimplentes em julho. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio, neste mês, entre os devedores, 70,4% têm algum débito no cartão.

Considerando as faixas de renda, a situação não muda muito, uma vez que entre aqueles com ganhos de até 10 salários mínimos, 70,8% têm dívidas no cartão de crédito, ao passo que entre os que ganham acima desse patamar, 67% estão na mesma situação.

De maneira geral, a Peic revelou que, em julho, 57,7% dos consumidores do país estão endividados – número maior que o registrado em junho, quando 54% estavam nessa situação.

De acordo com a pesquisa, divulgada na terça-feira (20), o pagamento dos carnês e do financiamento do carro também estão na lista de dívidas dos brasileiros com débitos, atrás do cartão de crédito.

Na primeira modalidade, 21,5% dos consumidores têm dívidas. Entre os que ganham até 10 salários mínimos, 22,4% têm carnês a pagar, ao passo que 13,9% dos que recebem acima desse patamar estão na mesma situação.

No caso do financiamento de veículos, a situação se inverte: os que ganham mais estão mais endividados nessa modalidade que os que recebem menos. Na média geral, 11,2% dos pesquisados têm dívidas desse tipo neste mês.

Dentre os que recebem até 10 mínimos, 9,1% têm esse tipo de dívida para pagar, enquanto que, dentre os que ganham acima de 10 salários mínimos, o percentual é de 28,5%.

Considerando as dívidas no crédito pessoal, 10,6% dos consumidores têm esse comprometimento em julho. Na análise por faixa de renda, o nível de endividamento nessa modalidade é semelhante. Entre os que recebem até 10 mínimos, 10,6% têm dívidas desse tipo, ao passo que entre os de maior renda, 10,3% estão nessa situação.

A Peic, da CNC, é uma pesquisa mensal, iniciada em janeiro deste ano. Para compilar os dados, a CNC ouviu 17.800 consumidores de todas as capitais do País.


Do Uol

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe