A Paraíba o tempo todo  |

Caravana realiza 489 atendimentos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a ONG pernambucana Círculo do Coração iniciaram as atividades da 2ª Caravana do Coração pela cidade de Itaporanga. A ação aconteceu, nessa segunda-feira (21), na Escola Modelo Municipal João Silvino da Fonseca. Na ocasião, foram realizados 489 atendimentos em crianças e gestantes. A Caravana continua, nesta terça (22), das 9h às 15h, na cidade de Cajazeiras. No total, serão percorridas 13 cidades, até o dia 2 de agosto.

 

Foram detectados problemas em 19 pacientes (uma gestante e 18 crianças), em Itaporanga. Na Caravana do Coração, eles passaram por avaliação clínica; fizeram ecocardiograma; receberam orientações de nutricionista; das equipes de Psicologia e Assistência Social. Maria Ilza Alves, mãe de uma das crianças atendidas, ficou aliviada. “Ouvir a opinião de outros profissionais, e isso acontecer num mesmo lugar, me deixou mais segura”, comentou.

 

A Caravana do Coração conta com 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e apoio técnico. O objetivo é realizar consultas e exames em crianças de zero a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.

 

O número de municípios foi ampliado de oito, da primeira versão, para 13 nesta segunda etapa. Os trabalhos começaram pelo Vale do Piancó e vão passar pelo Sertão, Brejo e a Grande João Pessoa. O calendário inclui sábados e domingos. As próximas cidades atendidas serão Sousa (23); Catolé do Rocha (24); Pombal (25); Patos (26); Princesa Isabel (27); Monteiro (28) ; Esperança (29); Picuí (30); Guarabira (31); Itabaiana (1º) e Santa Rita (2).



Redação com Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe