A Paraíba o tempo todo  |

Campina recebe recursos para construção de novas unidades de saúde

Campina Grande recebe recursos para construção de novas unidades de saúde

O município de Campina Grande recebeu do Ministério da Saúde a primeira parcela para a construção de sete UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), que serão construídas nos bairros de Nova Brasília, José Pinheiro, Malvinas, Monte Castelo e Catolé, além do Conjunto Cinza. As novas unidades, construídas dentro de novos padrões e sob a orientação do Ministério da Saúde, acomodarão 17 equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) com melhores condições para os profissionais e para a população, além de economia para os cofres públicos, uma vez que o município deixará de pagar aluguéis de imóveis.

O projeto das sete unidades de saúde, elaborado e enviado pela Diretoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, foi aprovado pelo Ministério da Saúde e os recursos iniciais já foram liberados. “O edital de licitação será publicado nos próximos dias e em breve as obras serão iniciadas. Logo em seguida, a outra parte das verbas será liberada””, informou o diretor de Planejamento, Eurivaldo Araújo.

Cinco das unidades serão de porte II, que comportam três equipes do PSF, cada uma delas formada por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e ACS (Agente Comunitário de Saúde), além da equipe de Saúde Bucal. Duas outras unidades serão de porte I, que comporta uma equipe. De acordo com a portaria ministerial, o valor dos recursos financeiros a serem destinados pelo Ministério da Saúde para a construção de cada UBSF é de R$ 200 mil para o porte I e R$ 400 mil para o porte II.

De acordo com o diretor de Planejamento, um novo projeto já está sendo elaborado para ser enviado ao Ministério da Saúde ainda neste ano, com vistas ao orçamento de 2011. “Temos nos esforçado bastante para efetivar a atenção básica no município, priorizando sempre a nossa rede de atenção à saúde”, acrescentou.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe