A Paraíba o tempo todo  |

CG tem mais de 20 mil usuários cadastrados para Wi-Fi público

Cidade possui oito pontos de internet gratuita e PMCG pretende expandir programa

O número de usuários cadastrados para uso do Conecta Campina, conexão gratuita ofertada no Terminal de Integração e praças de Campina Grande, já ultrapassa 20 mil pessoas, com uma média de 1 mil acessos diários, de acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município.O programa está em execução desde maio de 2018 em oito pontos da cidade e tem rendido excelentes resultados. Um deles foi no último mês de junho, quando o Conecta Campina bateu o recorde de acessos à internet através do Wi-Fi Público. Foram 22.344 conexões, no período entre os dias 07 de junho a 07 de julho.

A recepcionista Juliana Gomes, 30, utiliza o Wi-Fi no Terminal de Integração quase todos os dias e elogia a iniciativa. “Uso muito para redes sociais, quando estou esperando o ônibus, e para me informar do que aconteceu durante o dia. A conexão é boa e acho melhor ainda porque consigo me comunicar mesmo quando estou sem créditos”, destacou.

Conforme o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Lucas Ribeiro, levar Wi-Fi às pessoas de todas as classes sociais é promover a inclusão digital. “O Conecta Campina é um programa não só tecnológico, mas social. Ele abrange pessoas que estão com dificuldade de renda, por estarem desempregadas, por exemplo, e não conseguem ter acesso à internet do seu celular e, assim, podem acessar gratuitamente”, frisou.

Ainda conforme o secretário, estão sendo realizados estudos de viabilidade para a implantação de mais pontos de Wi-Fi na cidade. “Precisamos levar em conta aspectos de segurança, comerciais e de convívio social, visando estimular a ocupação de espaços públicos”, afirmou Ribeiro.

O projeto Conecta Campina é realizado pela PMCG, em parceria com a startup paraibana Wifi.fí, sem ônus para o município. De acordo com Thiago Carvalho, founder e CEO da empresa, o projeto de internet livre já é uma realidade em várias cidades brasileiras e também é uma ferramenta de inclusão.

“Campina já é conhecida como uma cidade de inovação e tecnologia e esse projeto agrega ainda mais nisso. É um dos primeiros casos brasileiros de parceria, entre prefeitura e startup, na construção de uma smartcity com internet pública gratuita e custo zero aos cofres públicos e esperamos aumentar esses benefícios para a população”, destacou Thiago Rocha.

Conexão – O WI-FI gratuito pode ser acessado nos seguintes locais de Campina Grande: Terminal de Integração; Praça da Bandeira; Praça Antônio Pessoa; Parque da Criança; Praça Clementino Procópio; avenida Epitácio Pessoa (Praça Santander); Açude Velho e Museu dos Três Pandeiros.

Para utilizar a internet gratuita, os usuários precisam se conectar na rede com o nome “Conecta Campina” e realizar o cadastro pelo Facebook ou e-mail. Os navegantes têm à disposição a velocidade de 3 megabytes, por usuário, além de download e upload livre.

A conexão é ilimitada. Porém, os internautas devem se reconectar a cada 30 minutos, para continuar acessando a rede. O alcance da conexão abrange um raio de 60 metros no entorno do local onde está o ponto de Wi-Fi.

Redação com Codecom/CG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe