No Nordeste, a Rainha da Borborema está à frente de todas as capitais

 

Levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil, entre as 100 maiores cidades do País, Campina Grande aparece em 28º lugar, em investimento em saneamento básico.

Nas pesquisas, o Instituto constatou que a maior parte das grandes cidades investe menos de 30 % do que arrecada. Isso quer dizer que, do valor arrecadado, apenas uma pequena parcela é utilizada para fazer melhorias no serviço, como a manutenção e a troca de redes e a expansão dos atendimentos. A maior parte é gasta com pagamento de funcionários ou insumos, como produtos químicos.

A mostra um estudo do Instituto Trata Brasil e da GO Associados divulgado nesta terça-feira (23) e feito com base nas 100 maiores cidades do Brasil, que concentram 40% da população do país, e nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2017.

Das 100 cidades, 70 reinvestem menos de 30% do que arrecadam no setor. Apenas 5 investem 60% ou mais na melhoria dos serviços – são tão poucas que são consideradas “outliers” pelo estudo, ou seja, atípicas ou “fora da curva” da tendência geral.

Na listagem das 100  cidades que melhor investem em saneamento básico, liderada por Franca-SP, Campina Grande é a 28ª, abaixo de Uberaba, Minas Gerais, seguida por Praia Grande, São Paulo.

No ranking do Instituto Trata Brasil, João Pessoa aparece em 32º lugar, logo após Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Campina Grande se inclui entre as 46 cidades que têm mais de 80% da população com coleta de esgoto.

Redação com Codecom/CG
Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Óleo: Governo destaca ações para que praias da PB não sejam afetadas

O governador João Azevêdo (PSB) defendeu nesta segunda-feira (21), durante o programa semanal fala governador, uma investigação mais efetiva para que se saiba a origem do óleo e os culpados…

Deputados do Avante parabenizam Galdino pelo seu aniversário e título de cidadão pessoense

Os deputados estaduais Tião Gomes, Genival Matias, Júnior Araújo e Taciano Diniz, ambos do Avante, divulgaram uma nota conjunta parabenizando o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino,…