A Paraíba o tempo todo  |

Caminhos do Frio chega a Pilões nesta segunda-feira

A cidade de Pilões, a 140 quilômetros de João Pessoa, recebe a partir de segunda-feira (20) as atividades da rota cultural Caminhos do Frio. Até domingo (26), serão realizadas apresentações culturais, oficinas de artesanato, caminhada ecológica, passeio ciclístico, além de visitas às atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, estruturadas na cidade no ano passado, através da consultoria promovida pelo Sebrae Paraíba.

Atualmente Pilões oferece cerca de 15 atividades criativas, como visita a engenhos, casas de farinha, cultivo de flores, cachoeiras, gastronomia, artesanato e artistas da terra. Para o Caminhos do Frio, foram programadas visita aos pontos turísticos de Pilões. “A organização do evento na cidade compreendeu o potencial do turismo de experiência oferecido pelos empreendedores e incorporou as atividades criativas e suas vivências à agenda do evento”, disse a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

Na programação do roteiro cultural, está previsto o passeio em pau de arara no sábado (25) para que os turistas possam conhecer o Memorial Casa de Farinha, Pousada das Abelhas, Comunidade de Veneza, Floricultura de Avarzeado, Café na Varanda e Comunidade de Pinturas.

A programação do Caminhos do Frio em Pilões começa às 19h desta segunda-feira (20) com abertura oficial e apresentação cultural na Praça João Pessoa. Na terça (21) e quarta-feira (22), serão realizadas oficinas de boneca, biscuit, flor de palha e arranjos florais no Centro de Artesanato.

Na quinta-feira, estão programadas apresentações dos grupos Cordelistas (8h), Raízes da Terra (14h) e Humor e Vídeo (19h), também no Centro de Artesanato. Já na sexta-feira (24), na Praça João Pessoa, haverá o desfile da Banda Marcial (18h), Retreta Musical com banda (19h), Noite Musical com os artistas da terra (20h) e o show Jacinta Voz e Violão (21h).

No sábado (25), além da visita às atividades criativas da cidade, estão programadas uma caminhada ecológica (7h) e apresentações artísticas na praça: Grupo Flauta (17h), grupo folclórico Aruenda da Saudade (18h), Os 3 Nordeste (19h), teatro (20h) e Forró Asa Branca (21h). No domingo (26), às 9h, haverá o passeio ciclístico com saída da Igreja Matriz. Às 12h, será o encerramento Forró Asa Branca e a apresentação do grupo Humor e Vídeo com Batista e sua turma, na Praça João Pessoa.

As próximas cidades que irão receber o roteiro cultural são Solânea (27 de julho a 2 de agosto), Serraria (3 a 9 de agosto), Bananeiras (10 a 15 de agosto), Alagoa Nova (16 a 23 de agosto) e Alagoa Grande (24 a 31 de agosto). O Caminhos do Frio é uma realização do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e das sete prefeituras envolvidas, e conta com o apoio do Governo do Estado, através da PBTur, Sebrae Paraíba e da Pec Eventos.

 

PROGRAMAÇÃO

20/07 (Segunda-feira)

19h – Abertura oficial – Praça João Pessoa

20h – Apresentação cultural – Praça João Pessoa

21/07 (Terça-feira)

8h – Oficina de Boneca – Centro de Artesanato

14h – Oficina de Biscuit – Centro de Artesanato

22/07 (Quarta-feira)

8h – Oficina Flor de Palha – Centro de Artesanato

14h – Oficina de Arranjos Florais – Centro de Artesanato

23/07 (Quinta-feira)

8h – Apresentação Cordelistas – Centro de Artesanato

14h – Apresentação Raízes da Terra – Centro de Artesanato

19h – Apresentação Humor e Vídeo – Centro de Artesanato

24/07 (Sexta-feira)

18h – Desfile Banda Marcial – Praça João Pessoa

19h – Retreta Musical com Banda – Praça João Pessoa

20h – Noite Musical com os artistas da terra – Praça João Pessoa

21h – Jacinta Voz e Violão – Praça João Pessoa

25/07 (Sábado)

7h – Caminhada Ecológica (Amigos do Brejo Paraibano) – Saída na Igreja Matriz às 8h

9h às 12h – Visitação aos pontos turísticos de Pilões em pau de arara (Memorial Casa de Farinha, Pousada das Abelhas, Comunidade de Veneza, Floricultura de Avarzeado, Café na Varanda, Café na Varanda, Comunidade de Pinturas)

17h – Apresentação do grupo de flauta – Praça João Pessoa

18h – grupo Folclórico Aruenda da Saudade

19h – Os 3 do Nordeste

20h – Apresentação de Teatro

21h – Encerramento com asa branca

26/07 (Domingo)

9h – Passeio Ciclístico – Saída da Igreja Matriz

12h – Encerramento com Forró Asa Branca e Humor e Vídeo com Batista e sua turma – Praça João Pessoa

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe