A Paraíba o tempo todo  |

Cai 23,4% os partos em adolescentes

Os partos em adolescentes na Paraíba caíram 23,4% na Paraíba nos últimos dez anos. Foram 11,1 mil partos no ano passado, contra 14,6 mil em 1998. O Ministério da Saúde (MS), que divulgou os dados, avalia que a diminuição foi provocada pelo acesso a políticas de saúde.

Com relação aos números em todo o Brasil, o MS verificou uma queda de 30,6% de partos em meninas e jovens na faixa de 10 a 19 anos no mesmo período. Foram 485,64 mil partidos nessa faixa etária, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS).

A distribuição de contracpetivos nos postos de saúde de todo o país e o acesso à informação são motivos apontados pelo MS para a redução de partos de jovens.
O aumento no número de equipes de Saúde da Família também reflete no acesso a informações sobre planejamento familiar nas comunidades da capital e cidades do interior. Atualmente, esses profissionais atendem 49% da população, levando informações sobre prevenção de gravidez, saúde sexual e reprodutiva aos adolescentes e jovens das cidades atendidas.

A coordenadora da área de Saúde do Adolescente e do Jovem e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, apontou que “por causa dessas iniciativas, meninas e meninos estão mais informados sobre saúde sexual e reprodutiva e têm mais acesso a preservativos e métodos contraceptivos”.
 

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe