A Paraíba o tempo todo  |

Cagepa intensifica trabalho para normalizar abastecimento em CG

Desde a última sexta-feira (15), que o Sindicato dos Urbanitários (Stiupb), está acompanhando de perto e apoiando os trabalhadores da Cagepa no árduo trabalho de restauração da Estação de Tratamento de Gravatá, em Queimadas, responsável por levar a água do Açude de Boqueirão para Campina Grande e mais oito cidades.

 

Nesta segunda-feira, 18, não foi diferente. O presidente do Sindicato, Wilton Maia Velez e o diretor Alberto Coelho, passaram praticamente a tarde inteira em Gravatá, conversando com os funcionários empenhados na missão de recuperar tudo que foi perdido durante a pane elétrica que aconteceu na noite da sexta-feira passada.

 

Destacou Wilton que num momento como esse, estar perto da categoria é importante: "A cidade que tem mais de 400 mil habitantes e outras 8 cidades dependem do trabalho deles. A cobrança é grande e o nível de preocupação só aumenta neste instante. Estivemos e estaremos sempre perto em todas as horas, nos bons momentos, quando conquistamos um reajuste salarial e outras vantagens, mas também nas horas difíceis como essa".

 

Na Estação de Tratamento, que fica localizada na zona rural da cidade de Queimadas, os diretores do Stiupb constataram que não há interrupção no trabalho, senão apenas no momento da refeição e em forma de rodízio, para que as atividades sejam finalizadas no prazo previsto pela direção da Companhia.

 

O QUE  FOI PERDIDO – O setor mais comprometido durante a pane elétrica que resultou num incêndio foram justamente o prédio onde ficava a central de controle para ativar os conjuntos motobombas, os painéis de controle e os  transformadores que igualmente foram todos danificados e outros equipamentos completamente destruidos. Praticamente está sendo montada uma nova subestação elétrica no local, tendo em vista que todos ficaram danificados, inclusive o reserva.

 

A previsão para o retorno da distribuição da água será a partir desta terça-feira, 19, e isso só está sendo possível graças a um transformador que veio de Boqueirão, além de mais dois que foram transportados do Estado de Pernambuco.

 

Conforme Wilton Maia, ainda há a dificuldades que os demais materiais para restauração de todo o sistema não são encontrados no mercado local e nem em João Pessoa: "Muita coisa teve que ser comprada em Recife".

 

Além de acompanhar os trabalhos, Wilton Maia se deslocou até a sede da Cagepa no bairro do Tambor, para acompanhar a entrevista coletiva da direção da Cagepa para detalhar como seria o retorno da água para o município e demais cidades.

 

Os diretores do Stiupb foram recebidos pelo Gerente Regional da Companhia, Ronaldo Menezes , além dos diretores da Companhia e por seu presidente Marcos Vinicius.

 

Outros componentes da diretoria do Stipb também estiveram no local da pane em dias anteriores e deram assistência aos operários.

 

EXPECTATIVA – Wilton Maia disse que a Cagepa com seus funcionários merecem o aplauso e o reconhecimento da sociedade: "As pessoas não tem ideia de como é complexo montar um novo sistema para fazer a água ser bombeada de uma Estação que fica em outra cidade, com transformadores que pesam mais de 10 toneladas cada um. Sempre acreditei no potencial desse grupo de trabalho".

 

CRONOGRAMA – O abastecimento de água em Campina Grande deve ser retomado a partir desta terça-feira (19), quando a cidade será dividida em duas áreas, conforme o plano de contingenciamento divulgado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na tarde desta segunda-feira (19). 

assessoria

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe