A Paraíba o tempo todo  |

Cabedelo se engaja no Setembro Amarelo e debate prevenção ao suicídio

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Coordenação de Saúde Mental, deu inicio, nesta quarta-feira (5), às ações do Setembro Amarelo, movimento que tem por objetivo promover a conscientização para a prevenção ao suicídio. A campanha teve inicio com uma caminhada entre as Praças Venâncio Neiva e Getúlio Vargas, no centro da cidade.

Profissionais da saúde, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e populares percorreram o trecho conduzindo faixas e cartazes alertando para as ocorrências de suicídios, suas causas e modos de prevenção. Na recepção, na Praça Getúlio Vargas, foram recepcionados com a música da banda do Caps AD Primavera, e tiveram oportunidade de ouvir depoimentos de pessoas que passaram pela situação.

“As experiências contadas abertamente em público são um grande passo que damos para resolver uma situação tão drástica quanto o suicídio, que chega a ser a 17º causa de mortes no mundo. Por um lado existem recomendações para a não divulgação dos casos, enquanto, por outro, eles são tratados de modo meio negligente pela medicina. Penso que temos que sensibilizar, conversar, trazer a tona a realidade, daí a importância de uma campanha intensiva reunindo orientações e depoimentos para prevenção”, comentou o secretário da saúde, Murilo Wagner Suassuna.

A programação da campanha de prevenção ao suicídio prevê ainda, durante o mês, um série de palestras nas escolas e Unidades de Saúde.     

“Não é fácil colocar em pauta as questões relativas ao suicídio, mobilizar-se para levar o melhor para a população. O setembro amarelo é muito importante, pois representa um tempo para a reflexão sobre um tema que é muito evitado tradicionalmente pela nossa cultura ocidental. É um assunto difícil, pois se trata de morte e tendemos a fugir dessa temática, mas é necessário conversar sobre ele e dos motivos e razões que levam uma pessoa a atentar contra a própria vida. Por isso, nos engajamos nessa campanha e queremos levar essa mensagem ao maior número de pessoas possível”, comentou o coordenador da saúde mental Stephano Reis.    

A campanha que visa a prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, chegou ao Brasil em 2014. O movimento acontece durante todo o mês de setembro, no mundo todo, e esse período foi escolhido porque o dia 10 setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades ano passado e, este ano, ganhou ainda mais visibilidade em âmbito nacional.

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe