A Paraíba o tempo todo  |

Cabedelo: moradores do Poço recebem ações de saúde e cidadania

Vacinação, orientações nutricionais e de saúde bucal, testes rápidos, corte de cabelo, ginástica laboral… Esses foram alguns dos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) aos moradores do Recanto do Poço, em mais uma edição do projeto Saúde no seu Bairro.

Iniciativa da Secretaria de Saúde (Sescab) – em parceria com as Secretarias de Comunicação (Secom), Assistência Social (Semas), Procon e Defesa Civil –, a ação reuniu moradores do bairro, que aproveitaram para deixar a saúde em dia e usufruir das dezenas de serviço de cidadania e bem estar oferecidos pela gestão municipal.

“É uma satisfação muito grande estar aqui no bairro e participar desse projeto que já é vitorioso. Fazer saúde com poucos recursos, como acontece em todo o país, é muito difícil. É preciso a gestão saber inovar, ser criativa. E nós conseguimos isso através do Saúde no seu Bairro. Estamos trazendo saúde de qualidade à casa do cidadão, com todo eficiência, qualidade, agilidade e conforto que ele merece”, destacou o prefeito Vitor Hugo, que aproveitou a oportunidade para ressaltar outras ações no bairro, a exemplo do Pavimenta Cabedelo, que já calçou 4 ruas no Recanto do Poço e, em breve, chegará às demais vias da localidade.

O Saúde no seu Bairro chega à sua 3ª edição, e os frutos da iniciativa já são colhidos, com a população participando e, o mais importante, dialogando com o poder público.

“A participação dos moradores tem sido bem significativa. Eles estão vindo, usufruindo dos serviços, cuidando da saúde, resgatando sua cidadania. Mas, o mérito maior do projeto é nós, do poder público, termos a chance de ouvir o cidadão de perto, seus anseios e necessidades mais urgentes e, com isso, tentar resolver. No Jacaré e no Renascer foi assim. Aqui no Recanto do Poço também. O Saúde no seu bairro trouxe isso de volta: a oportunidade da gestão chegar junto à população e vice-versa”, ressaltou o secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna.

Cuidando da saúde – O Saúde no Seu Bairro tem por objetivo principal ofertar serviços de saúde e assistência social aos bairros da cidade, aproximando a população das ações já realizadas em todas as Unidades de Saúde.

O projeto leva ao cidadão a oferta de serviços como tipagem sanguínea; Teste de HIV, Sífilis e Hepatite; distribuição de preservativos; orientações sobre os serviços da Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária; Saúde bucal; Caps AD; Avaliação nutricional; campanha antitabagismo e Fisioterapia. Também fazem parte da inicativa atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Cardiologia, Pediatria e Ginecologia, feitos dentro da Unidade de Saúde da Família do bairro beneficiado.

A moradora Maria Tereza foi ao Saúde no Seu Bairro no Recanto do Poço e aproveitou para receber orientações nutricionais e renovar seu Cartão Sus.

“Essa ideia é muito boa, porque traz pra perto da gente serviços que, às vezes, era necessário a gente ir até ao Centro pra conseguir. Aqui já tem tudo: tem exame, tem ginástica, Bolsa Família e o cartão do Sus. Estou aproveitando tudo que posso”, disse.

Maria do Carmo também saiu cedo de casa para aproveitar todos os serviços do Saúde no seu Bairro. “Fiz exames, cortei cabedelo, fiz alongamento, lanchei… Tudo muito maravilhoso, muito organizado. Obrigada a todos os envolvidos. Nunca vi uma ação assim por aqui. Muito feliz por esse trabalho”, finalizou.

 

Secom

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe