A Paraíba o tempo todo  |

Cabedelo comemora Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) comemorou, nesta quinta-feira (4), o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) com uma confraternização e almoço no Cabedelo Clube. O evento reuniu os profissionais da categoria e marcou a data que, pela primeira vez, foi celebrada na cidade por iniciativa da gestão municipal.

Cabedelo possui, hoje, 107 ACSs e 35 Agentes Comunitários de Edemias (ACEs). A categoria comemora o reajuste de 27,5% e os investimentos em tecnologia e capacitações realizados pela gestão nos últimos 5 meses. Durante a confraternização, o prefeito Vitor Hugo também anunciou a chegada de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) e um projeto para redução da carga horária e para o 14º salário.

            “Hoje fiz questão de mudar minha agenda para vir aqui e celebrar com os nossos Agentes esse dia. Quero parabenizar a categoria e dizer o quão importante eles são para a saúde preventiva. Dizer que nossa gestão valoriza, respeita e trabalha por condições dignas e humanas. Reconhecemos as dificuldades que os agentes passam, indo, todos os dias, de casa em casa, debaixo do sol, para saber como anda a saúde do nosso povo. Reconhecemos e estamos fazendo de tudo para avançar e oferecer melhores condições de trabalho. Em pouco tempo, conseguimos aumentar o salário base, que há 15 anos estava defasado e, agora, vamos batalhar para pagar o 14º salário e reduzir a carga horária dos ACSs, para que eles atuem de forma mais eficiente e, claro, estimulados”, declarou o prefeito.

    A confraternização promovida pela PMC contou com palestras motivacionais, apresentações artísticas, brindes e um almoço. O secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna, lembrou que a marca da gestão com a categoria dos ACS é o diálogo, e que isso faz toda diferença no bom desempenho que Cabedelo vem apresentando no setor.

            “Quero parabenizar todos os Agentes de Saúde por esse dia. Ressaltar a importância de cada um deles para a saúde do município e reforçar que estamos sempre de braços e portas abertos para receber a categoria, ouvir suas demandas e procurar sempre atendê-la. Estamos caminhando, passo a passo, para melhorar as condições de trabalho deles. E isso não é apenas aumentando salário, é investindo em treinamentos, capacitações e equipamentos. Vem muita coisa boa por ai. Estamos finalizando o processo para adquirir os EPIs e oferecer aos ACSs ainda mais dignidade, conforto e segurança”, disse.

            Os EPIs que devem chegar aos ACSs são compostos por fardamento, protetor solar e chapéus. Além deles, os agentes comemoraram os incentivos financeiros concedidos e o anúncio da redução da carga horária. Rosicleide Luna falou em nome da categoria e agradeceu à gestão pela valorização e pelo respeito, destacando a motivação que isso dá para que cumpram suas metas e atuem de forma ainda mais completa na saúde preventiva.

“Nunca vi, até hoje, aqui em Cabedelo, nossa classe sendo tão valorizada, e respeitada. São investimentos salariais, em tecnologia e equipamentos. E isso só nos motiva a trabalhar sempre mais e melhor. Não é fácil nosso trabalho. Todo dia debaixo de chuva ou sol, enfrentando doenças a até violência… Somos guerreiras, mas, finalmente, estamos sendo reconhecidas com dignidade. Agradeço à gestão por estar sempre de braços abertos, por olhar por nós, por acreditar em nosso trabalho e, sobretudo, por investir em melhorias para a nossa categoria”, disse.

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe