A Paraíba o tempo todo  |

Cabedelo abre Semana do Bebê e vai debater ações na área

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou, nesta segunda-feira (24), a 6ª edição da Semana do Bebê. O evento aconteceu no Cabedelo Clube e reuniu autoridades e profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, Secretarias envolvidas com as ações da Semana.

A abertura do evento – que tem como tema “Bebê feliz é bebê protegido”-  contou com uma palestra do Juiz da Vara da Infância e Juventude de Cabedelo, Antônio Silveira, sobre o tema “Proteção Integral na primeira infância (Interação Emocional na Primeira Infância)”.

Nesta edição, a organização da Semana do Bebê resolveu homenagear duas profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino: Terezinha Regis de Medeiros e Geane da Silva Dutra.  

 “A Semana do Bebê é uma iniciativa de tão grande importância que, assim que assumiu a gestão, o prefeito Vitor Hugo determinou uma atenção especial à sua realização. Além da coletividade, sua atenção tem um foco nas ações em prol das crianças. Assim, a ordem é ampliar toda assistência que puder ser dada, dar ênfase à Semana e, prioritariamente, prestar todo atendimento às crianças, principalmente no período dos zero aos seis anos de idade”, declarou a primeira primeira-dama no município, Daniela Ronconi.

O Juiz da Infância e Juventude, Antonio Silveira, destacou a importância da realização da Semana do Bebê e parabenizou o município pela articulação empreendida para as ações em prol da primeira infância.

 “É uma satisfação estar aqui presente nessa abertura e aproveitar para parabenizar o município pela iniciativa e, sobretudo, a todos os envolvidos nesse evento. A atribuição do Juizado da Infância é estar atento, desde os primeiros dias até o fim da adolescência dessas crianças e jovens, com o objetivo maior de cumprir o que a Constituição determina, que é a proteção integral”, comentou.

Para a abertura do evento, a coordenação reservou uma apresentação artística com os alunos da Creche Santa Catarina, com a peça Jardim Encantado, desenvolvida nas atividades pedagógicas pela unidade.

 “A educação de Cabedelo só tem a comemorar com a realização desta 6ª edição da Semana do Bebê. Temos certeza que, mais um vez, contaremos com o empenho dos profissionais da educação e das demais Secretarias envolvidas para mais uma Semana exitosa de ações em prol da primeira infância no município”, declarou a diretora de educação básica da Seduc, Enilda Cléia.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef, e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

 “É com muito prazer que realizamos mais uma edição de evento, que traz para o nosso município melhorias na primeira infância. Melhorias que são identificadas pelos nossos indicadores sociais e que, ao longo desses seis anos, implantou um novo olhar para a primeira infância no município. Uma ação que dá frutos ricos, como pudemos apreciar com a apresentação artística das crianças, porque o cuidar e educar são vistos nos espaços de educação infantil deste município”, declarou a articuladora do selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos Araújo.

Programação – Ao longo da Semana, estão previstas Fórum, oficinas, palestras e a Passeata do Bebê, no dia 28.

Durante o período da Semana do Bebê, acontecem os Concursos Culturais, que são atividades direcionadas às famílias, às escolas e às creches municipais que valorizam a produção e protagonismo dos alunos, como também a participação das famílias apoiando o trabalho que é desenvolvido pelas unidades de ensino.

Ainda na programação, serão desenvolvidas ações nas Unidades de Saúde da família, na Policlínica e Anexo Leonardo Mozart; Hospital Padre Alfredo Barbosa, envolvendo palestras e oficinas com os temas: A importância da primeira semana pós-alta da maternidade; Introdução da alimentação complementar saudável; e Marcos do desenvolvimento motor da criança.

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe