A Paraíba o tempo todo  |

Boqueirão está com apenas 32% da sua capacidade hídrica

 Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, ainda vive em uma situação crítica e preocupante. A água acumulada no reservatório não é suficiente para garantir o abastecimento as populações sem o risco do racionamento.

 
Mesmo com as últimas chuvas caídas na Paraíba, especialmente na região do Cariri do Estado tendo levado água do rio Taperoá para o açude Epitácio Pessoa, o volume de água do açude ainda é considerado muito baixo. Os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), ratificam a preocupação da população. 
Com apenas 32% de sua capacidade de armazenamento o Açude de Boqueirão enfrenta a maior seca dos últimos 10 anos. O reservatório amanheceu a última sexta-feira (24) com 131.755.531 milhões de metros cúbicos, bem menos da metade de sua total capacidade de armazenamento que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos. Alguns especialistas afirmam que a chamada reserva util do açude está abaixo dos 17%.
 
A expectativa é que nos próximos dias o manancial possa receber um grande aporte de água. O engenheiro da AESA Isnaldo Cândido, lembrou que Boqueirão continua perdendo em média, 2 centímetros de água por dia com a evaporação e o consumo. A boa notícia é que este ano o açude já recebe várias recargas de água.
 
Em fevereiro deste ano, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, recebeu uma carga nova de água de 4 centímetros. Isso correspondeu a 536 mil metros cúbicos de água, quantidade equivalente a quase dois dias de consumo e evaporação. De acordo com o coordenador do Departamento de Obras contra a Seca (Dnocs) em Boqueirão, Everaldo Jacobino de Moura, a recarga de 4 cm foi ocasionado pela água que correu através de riachos localizados na bacia do açude.
 
De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Marlem Bandeira, a tendência é que Boqueirão continue recebendo água este mês, visto que a previsão é de mais chuvas. No final do ano passado, ele recebeu uma recarga de aproximadamente 2 milhões de m3, algo equivalente a sete centímetros de sua lâmina.
 
O açude construído há quase 54 anos na cidade de Boqueirão, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Boqueirão é fonte de abastecimento para mais de um milhão de paraibanos e exerce grande importância econômica para a região. Considerado por muitos como um oásis em pleno Cariri paraibano, o açude Epitácio Pessoa é a principal fonte de sobrevivência para os paraibanos que vivem no Semiárido da Paraíba, região mais seca do estado suscetível a longa estiagem.
 
Severino Lopes


PB Agora
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe