A Paraíba o tempo todo  |

Bombeamento da transposição volta a funcionar e água do São Francisco segue para Boqueirão

O bombeamento da água da Transposição do Rio São Francisco para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano, foi reestabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

As águas do “Velho Chico” já seguem em direção o 2º maior açude paraibano, o Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, na região do Cariri. O reservatório abastece Campina Grande e mais 18 cidades, mas teve o bombeamento dessas águas suspenso por duas vezes em menos de um ano, só voltando a funcionar nesta quinta-feira (14).

A primeira suspensão ocorreu em março de 2018 e quando a água começou a correr para o Rio Paraíba novamente, caminho feito para chegar até Boqueirão, não voltou como no princípio. Antes desse primeiro obstáculo, em 2017, a vazão média no trecho em questão era de 9 mil litros de água por segundo. Depois do retorno, passou para menos de 2 mil litros de água por segundo. Em fevereiro deste ano, veio a segunda interrupção e sem nenhuma explicação, só voltando a funcionar após duas semanas com uma vazão de 5 mil litros de água por segundo.

Dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) revelam que Boqueirão amanheceu esta sexta-feira (15) com 20,81% da capacidade total. Significa que dos 411.686.287 milhões de metros cúbicos possíveis de serem armazenados, o açude possui apenas 85.673.44milhões de metros cúbicos. Essa semana, o açude recebeu um significativo aporte de água, graças as chuvas caídas no Cariri e a consequinte cheia do Rio Taperoá.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe