A Paraíba o tempo todo  |

Bolsista egresso de unidade socioeducativa recebe Prêmio Jovem Pesquisador da UFPB

Após um ano desenvolvendo atividades de iniciação científica para jovens e adolescentes no ensino médio, sobre a relação entre o trabalho infantil e o ato infracional, o ex-socioeducando Carlos Eduardo Correia de Lima, bolsista do projeto junto aoNúcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia), recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador e terá trabalho publicado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

 

A premiação aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), no auditório da Reitoria da UFPB, e contou com a presença daprofessora Maria de Fátima Pereira Alberto, responsável pelo projeto de iniciação científica da Universidade Federal da Paraíba, que busca formar pesquisadores iniciantes. “Nas unidades socioeducativas, estudamos a relação entre o trabalho infantil e o ato infracional. Ano passado (2017/2018), tivemos quatro bolsistas, já este ano, contamos com cinco”, disse a professora.

 

Carlos Eduardo foi acompanhado e orientado pela professora Maria de Fátima Pereira Alberto em companhia das estudantes de graduação em psicologia social: Aila Muniz, Marina Ângelo Mello, Ana Lúcia Santos e Flávia Cruz e da aluna de pós-graduação Hanna Dourado. Durante um ano, elas acompanharam o cotidiano das pesquisas dentro das Unidades e orientaram os socioeducandos no desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência – Nupedia (Pesquisa e Extensão).

 

O projeto foi desenvolvido com 70 socioeducandos da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida”, sendo que quatro deles foram contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Carlos Eduardo, como obteve a maior nota, conquistou o prêmio Jovem Pesquisador.

 

“Carlos Eduardo trabalhou, fez a pesquisa lá dentro da Unidade, elaborou o texto, apresentou para a equipe examinadora que julga os trabalhos na UFPB e recebeu a melhor nota entre os quatro bolsistas. Hoje, seu trabalho foi reconhecido com certificado e premiação e, posteriormente, terá seu texto publicado”, relatou a professora Maria de Fátima Pereira.

 

“É uma imensa satisfação ver um jovem egresso sendo premiado em um evento como este, pois, enquanto socioeducando, Carlos Eduardo consolidou o seu Projeto de Vida, através deste projeto de pesquisa. Com isso, a Fundac, em especial, o Serviço de Acompanhamento ao Adolescente/Jovem Egresso, sentimo-nos honrados por prestigiar este momento”, falou a coordenadora do eixo, Celyane Souza dos Santos, parabenizando, ainda, o jovem e a professora Maria de Fátima Pereira Alberto, por ter esta iniciativa junto à socioeducação.

 

Para Carlos Eduardo Correia de Lima, a pesquisa foi muito importante durante o período de ressocialização e hoje, após seis meses do fim do cumprimento da medida, comemora junto aos seus familiares, mais uma conquista. “No projeto, desenvolvíamos aprendizagem, fizemos leituras, assistíamos a documentários sobre o trabalho infantil e aprendemos a elaborar pesquisas. Estou me sentindo ótimo, melhor impossível. Agora, pretendo concluir meus estudos, retirar a minha habilitação e procurar um emprego, além de tentar entrar na universidade”, disse Carlos.

 

NUPEDIA – O Núcleo nasceu nominado como Grupo de Estudos sobre o Trabalho Precoce (GT Precoce), em 2001, e com proposta objetiva de integrar a pesquisa e a extensão, respondendo a uma demanda dos movimentos sociais e das organizações governamentais de pesquisas sobre o Trabalho Infantil, e de metodologias de intervenção e de formação de Atores Sociais para combater tal problema.

Desde a sua origem, o Núcleo sempre teve como objeto principal de suas ações de pesquisa, ensino e extensão a criança, o adolescente e o jovem em situação de risco, pessoal e social. Com essa característica, desde 2008, ele compõe um dos Núcleos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba, cujo nome, a partir de 2009, mudou para Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia).

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe