João Pessoa cresceu nos últimos anos, mas este crescimento não foi acompanhado de desenvolvimento. Quem vive nas áreas mais afastadas da cidade sofre para chegar em casa e quase não tem acesso a serviços básicos como farmácias e supermercado. Quando vem a chuva, outro problema se revela: a falta de pavimentação das ruas, espalhando lama e sujeira por toda parte.
Em entrevista a imprensa pessoense moradores da capital, enviaram fotos desses bairros, como Cidade Verde, Paratibe e Bairros das Indústrias, e moradores se queixaram destes problemas. Para ir até o posto de saúde, a dona de casa, Maria do Carmo Silva, 67, que mora no final do bairro Cidade Verde, na Rua Algodão da Praia, precisa pegar um ônibus que passe pelo local. No entanto, o transporte coletivo demora e muitas vezes a espera chega a ser de uma hora. Se precisar comprar remédios ou alimentos o mais perto é na Avenida Josefa Taveira, principal do bairro de Mangabeira, mas também tem que se deslocar de ônibus.
Embora haja essas desvantagens de morar nos bairros que limitam a cidade de João Pessoa, para ela, é bom se comparado ao local anterior onde reside. No bairro de Paratibe, a Rua Laranjeiras, não tem pavimentação e a água das casas escorre para a via pública. Apenas um pequeno mercado fica próximo a localidade, mas é preciso desembolsar um pouco mais.
Não há concorrência e as pessoas são obrigadas a comprar sem ter opção. É assim a situação do Clodozildo Souza, 51. Ele informou que se precisar de remédios é preciso ligar para a farmácia, mas quando chega às 19h, o estabelecimento não quer entregar. “A gente fica sem remédio. Táxi também não quer vir”, revelou.
Ele mora há dez anos no local e disse que pouco mudou nesse período. Outra reclamação é o transporte. “As linhas 118 e 120 demoram uma eternidade”, frisou.
Sem previsão de pavimentação
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou, por meio da assessoria de imprensa, que não há previsão de pavimentação a curto prazo para essas ruas . As ruas com prioridade de pavimentação são as vias eleitas nas plenárias do Orçamento Participativo. Os moradores devem entrar em contato o articulador responsável pela região do bairro, que poderá fornecer maiores informações sobre como proceder para solicitar a pavimentação da rua ou também podem solicitar através do IPTU Cidadão (com a Emlur).
Redação