Por pbagora.com.br

A Praça da Paz, no bairro dos Bancários, recebe neste sábado (26) o projeto conhecido como ‘João Pessoa Cidade Jardim’. A partir das 9h, equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), estarão no espaço público plantando e distribuindo mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

É justamente nos Bancários que está a rua mais arborizada da Capital: a Waldemar de Mesquita Acioly, conhecida como Três Ruas, onde foram catalogadas 517 árvores. “Mesmo assim, precisamos renovar nossas árvores nativas de extrema importância para a população, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária Daniella Bandeira.

O bairro dos Bancários faz parte da 14ª região do Orçamento Participativo, que abrange ainda os bairros Castelo Branco I, II e III, Anatólia, Jardim São Paulo, Jardim Cidade Universitária, Colibris II, e as comunidades São Rafael, Santa Clara, Timbó, Eucalipto, Paulo Miranda e Santa Bárbara. Em toda essa extensão, deverão ser plantadas 430 espécies nativas.

“A Prefeitura de João Pessoa está pensando também no amanhã e garantindo a qualidade de vida das futuras gerações. E o mais importante é que estamos plantando espécies da Mata Atlântica e conscientizando o cidadão de que é preciso preservar o meio ambiente cada vez mais”, afirmou o secretário da Sedurb, Hildevânio Macedo.

João Pessoa Cidade Jardim – Desde agosto deste ano, o projeto já abrangeu as regiões 1ª, 3ª, 10ª e 11ª, totalizando 1.720 novas árvores em nossa Capital. Até o final do ano, esse número deve chegar a 6.020. Todas as 14 regiões do Orçamento Participativo estão nesta cobertura, cada uma recebendo 430 espécies nativas. O projeto surgiu em 2013 a partir de um estudo articulado entre a Semam e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para que recebam as ações de recomposição necessárias. Além do plantio de árvores, o projeto também inclui o paisagismo de diversas avenidas e praças de João Pessoa.

 

Secom-JP

Notícias relacionadas

Árvore cai e bloqueia por completo rua lateral do Pão de Açúcar da Epitácio

Uma árvore caiu e bloqueou o trânsito por completo na Rua do Capim, que fica na lateral do Pão de Açúcar da Avenida Epitácio Pessoa. De acordo com informações da…

Governo da Paraíba adere ao programa MigraCidades da ONU

O Governo da Paraíba integra o programa MigraCidades, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU para as migrações coordenada, no Brasil, pela Universidade Federal do Rio Grande…