A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Audiência Pública debate Revisão do Plano Diretor de Campina Grande e solução de planejamento estratégico para os próximos 10 anos

A busca por uma solução de planejamento estratégico para os próximos 10 anos na cidade. A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), realiza nesta segunda-feira (17). a 2ª Audiência Pública do Processo de Revisão do Plano Diretor. O evento acontecerá no Auditório da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), centro da cidade, a partir das 14h30, e será transmitido ao vivo pelo Canal da Prefeitura no YouTube.

Ao PB Agora, Felix Araújo Neto, secretário de Planejamento, afirmou que a Secretaria tem trabalhado para apresentar uma solução de planejamento estratégico para os próximos 10 anos na cidade.

“Nós conseguimos vencer a primeira etapa e nessa fase conseguimos ouvir as pessoas. Andamos nos bairros. Foram mais de 60 audiências e 700 reuniões de oficinas feitas em vários pontos da cidade. Após isso foi feito um diagnóstico e detectado os problemas. Enfim, um levantamento de toda a demanda é feita a leitura territorial que será apresentada hoje, às 14h na Associação Comercial” revelou o secretário.

Conforme informou o secretário, os cidadãos puderam não apenas apresentar propostas e demandas, mas também marcar no mapa as áreas que consideram prioritárias para intervenção. A participação contínua da população segundo ele, foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa, e a Prefeitura contou com o engajamento de todos os munícipes.

Esta 2ª Audiência do Plano Diretor terá como pauta a apresentação do Diagnóstico Participativo. O evento é aberto ao público e os participantes podem se inscrever, durante o credenciamento (13h às 14h), para a apresentação de contribuições e comentários sobre a pauta.

“A Etapa de Leitura Territorial, que estamos atravessando na revisão do Plano Diretor, é um exercício coletivo que envolve o debate sobre a realidade local, a coleta de dados e a escuta da população e órgãos técnicos. A elaboração do Diagnóstico Participativo, resultado de mais de 50 oficinas realizadas e de muito trabalho técnico, será apresentada nesta segunda Audiência Pública”, explicou Felix Araújo Neto, secretário de Planejamento.

O Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande fica localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 715, Centro. O evento terá início às 14h30.

 

O Plano Diretor é uma Lei Municipal que, segundo as diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), deve ser revisada a cada 10 anos, visto que é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. O Plano Diretor de Campina Grande foi elaborado em 1996 e a última revisão foi no ano de 2006.

Para o secretário de Planejamento do Município, Felix Araújo Neto, a primeira fase da revisão, foi  de fundamental importância para o sucesso do novo Plano Diretor que está sendo desenhado. “A participação de quem vive a cidade é fundamental, pois estamos redesenhando para onde ela deve crescer, quais áreas devem ser desenvolvidas e o que deve ser prioridade da gestão pública durante os próximos 10 anos.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe