Por pbagora.com.br

Avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da participação e controle social, é o principal objetivo da VII Conferência Municipal de Assistência Social, que começa na próxima quinta-feira (6), às 9h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), localizada na Rua 13 de Maio, 277, no Centro da Capital. O evento, que encerra na sexta-feira (7), é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social.

A VII Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema central “Participação do Controle Social no SUAS”, também irá avaliar a dinâmica de efetivação dos dez direitos socioassistenciais aprovados na VI Conferência Nacional de Assistência Social, definindo estratégias de fortalecimento da participação popular.

O secretário adjunto da Sedes, Lau Siqueira, destaca que são bastante agudas as diferenças sociais em nosso país. “A camada mais rica, que representa 1% da população, detém 12% das riquezas. Por outro lado, os 50% mais pobres dividem apenas 14% dessa mesma riqueza”.

Segundo Lau, a Conferência é o momento de traçar estratégias para a solidificação do SUAS que, na prática, é o principal vetor para a diminuição dessas diferenças. “A política da assistência é uma política de garantia de direitos e precisa ser plenamente absorvida, principalmente pela sociedade civil organizada e por todos os níveis e todos os setores dos governos. Somente assim será efetivamente universalizada, uma vez que a intersetorialidade é fator preponderante para a solidificação do SUAS. Nós estamos buscando esse caminho, enfrentando os problemas naturais na mudança de paradigma num setor historicamente servil ao clientelismo”, concluiu o secretário.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Dalenir Praxedes, disse que a Conferência propõe em dois dias garantir a participação da sociedade civil e do governo em um grande fórum de debates. “É uma instância de deliberação máxima da política municipal de Assistência Social que propiciará avaliar os avanços e propor estratégias para qualificar esta política em nosso município”.

Os interessados em participar da Conferência ainda podem se inscrever no local do evento. Na ocasião, também serão escolhidos os delegados e delegadas que representarão a cidade de João Pessoa na Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro. As apresentações culturais serão feitas por grupos musicais e de dança de pessoas atendidas pelos programas sociais da Sedes.

Secom/JP

Notícias relacionadas

Lei muda regras para usuários solicitarem embarque e desembarque nos ônibus na PB

Foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de sábado (10), uma nova lei de autoria do deputado estadual Wilson Filho (PTB) que define situações em que usuários do…

Sines de JP e CG oferecem 124 vagas de trabalho a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (12) os  pelo os Sines (Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa) de João Pessoa e Campina Grande estão ofertando, somadas, 124 vagas de emprego. São…