A Paraíba o tempo todo  |

Assistência Social: Conferência será nesta quinta

Avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da participação e controle social, é o principal objetivo da VII Conferência Municipal de Assistência Social, que começa na próxima quinta-feira (6), às 9h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), localizada na Rua 13 de Maio, 277, no Centro da Capital. O evento, que encerra na sexta-feira (7), é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social.

A VII Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema central “Participação do Controle Social no SUAS”, também irá avaliar a dinâmica de efetivação dos dez direitos socioassistenciais aprovados na VI Conferência Nacional de Assistência Social, definindo estratégias de fortalecimento da participação popular.

O secretário adjunto da Sedes, Lau Siqueira, destaca que são bastante agudas as diferenças sociais em nosso país. “A camada mais rica, que representa 1% da população, detém 12% das riquezas. Por outro lado, os 50% mais pobres dividem apenas 14% dessa mesma riqueza”.

Segundo Lau, a Conferência é o momento de traçar estratégias para a solidificação do SUAS que, na prática, é o principal vetor para a diminuição dessas diferenças. “A política da assistência é uma política de garantia de direitos e precisa ser plenamente absorvida, principalmente pela sociedade civil organizada e por todos os níveis e todos os setores dos governos. Somente assim será efetivamente universalizada, uma vez que a intersetorialidade é fator preponderante para a solidificação do SUAS. Nós estamos buscando esse caminho, enfrentando os problemas naturais na mudança de paradigma num setor historicamente servil ao clientelismo”, concluiu o secretário.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Dalenir Praxedes, disse que a Conferência propõe em dois dias garantir a participação da sociedade civil e do governo em um grande fórum de debates. “É uma instância de deliberação máxima da política municipal de Assistência Social que propiciará avaliar os avanços e propor estratégias para qualificar esta política em nosso município”.

Os interessados em participar da Conferência ainda podem se inscrever no local do evento. Na ocasião, também serão escolhidos os delegados e delegadas que representarão a cidade de João Pessoa na Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro. As apresentações culturais serão feitas por grupos musicais e de dança de pessoas atendidas pelos programas sociais da Sedes.

Secom/JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe