Há mais de cinquenta anos, o então arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom José Maria Pires, já falecido, recusou-se a ir receber o Título de Cidadão Paraibano, outorgado pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Motivo: àquela época, sendo ele um homem de palavras e atitudes progressistas, além de seguidor da Teologia da Libertação, necessariamente teria de submeter à censura prévia o discurso que faria na solenidade.

Dom José, portanto, nunca concordou em ir receber a distinção outorgada pela Casa de Epitácio Pessoa. Por iniciativa do atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, nesta segunda-feira (18) o título póstumo de cidadania foi outorgado. Coube recebê-lo ao atual arcebispo, Dom Manoel Delson. O discurso escrito por Dom José, 52 anos atrás, foi lido na solenidade pelo jornalista Silvio Osias, amigo pessoal de “Dom Pelé”.

Disse, ‘Dom Pelé’, ao iniciar o discurso: “A coincidência deste título de cidadão paraibano que me ofereceis nas proximidades das festas natalinas me lembra um fato que se torna a ideia mestra de toda esta minha palavra de agradecimento. Ela poderia chamar-se a dialética do universal e do particular, porque me lembro de Deus feito homem e no mesmo instante feito cidadão do Império Romano. Como homem, Deus assume a espécie humana, se faz parcela da humanidade, sem discriminação nem preconceitos.

Assume uma tarefa histórica, destinada a qualquer ser onde se verifica a realidade humana. Dir-se-ia naqueles tempos: destinada a judeus e a gentios. Dir-se-ia, quatro séculos depois: destinados a romanos e bárbaros. Dir-se-ia hoje: destinada a negros e brancos, a homens de direita e de esquerda, do Oriente e do Ocidente, do capitalismo e do comunismo. E este é o elemento universal”.

Para assistir à leitura completa, feita pelo jornalista Sílvio Osias, clique no link a seguir:

Wellington Farias

PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Baixa no PDT deve dar sobrevida ao PSL em Campina Grande

O deputado federal Damião Feliciano, tido como uma das estrelas do PDT na Paraíba, deve perder em breve representação de seus quadros na Rainha da Borborema para um novato, o…

João participa de recepção aos novos integrantes do Curso de Formação de Soldados

O governador João Azevêdo participa, nesta segunda-feira (9), da solenidade de recepção aos novos integrantes do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Paraíba e do Corpo de…