A Paraíba o tempo todo  |

Area vermelha terá áreas isoladas

Técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) estão realizando um mapeamento dos bancos de areia localizados na ilha de Areia Vermelha, em Cabedelo. A medida tem como objetivo reorganizar o acesso dos banhistas ao espaço, e proteger as formações de corais que estão deterioradas.

A técnica da Coordenadoria de Estudos Ambientais da Sudema, Larissa Fernandes, explica que a proposta de zoneamento da área vai indicar as áreas que precisarão ser isoladas. “Estamos percebendo que algumas formações de corais estão passando por um processo de desgaste, e que precisam de uma intervenção para que elas possam ser naturalmente recuperadas”, diz. A partir da próxima semana, serão colocadas bóias de sinalização que vão delimitar os espaços que poderão ser explorados pelo turismo. “Serão seis bares autorizados que vão ser instalados nos bancos de areia, e dez ambulantes de associações que poderão instalar-se pelo espaço”, diz. A fiscalização destas áreas será acompanhada pela Polícia Militar Ambiental.

Com o aumento de pessoas que trafegarão tanto na ilha de Areia Vermelha quanto nas piscinas naturais de Picãozinho, em João Pessoa, a Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) vai intensificar a fiscalização das embarcações que estarão autorizadas ao embarque e desembarque de banhistas nestas áreas. A fiscalização faz parte da Operação Verão 2010/2011, que deve ser lançada no dia 18 de dezembro, e vai até o dia 15 de março de 2011, logo após o período carnavalesco.

O encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário da CPPB, Valdenes Martins, disse que serão cerca de 70 inspetores navais com até seis lanchas, atuando em todo o litoral paraibano. “Na baixa temporada, os inspetores fazem seus trabalhos apenas nos feriados e finais de semana. Durante a operação verão, a fiscalização será constante e diária”, explica Valdenes Martins.

Além do tráfego de banhistas nestes locais, serão inspecionadas todas as embarcações de pessoas físicas e jurídicas queterão autorização para permanecer nestas áreas. “Verificaremos se a documentação está regular, o estado das embarcações e a checagem de todos os itens de segurança”, diz.

O guia turístico André Gouveia, que trabalha em uma agência responsável por passeios turísticos para Picãozinho e Areia Vermelha, recomenda que os turistas vejam se os barcos estão adaptados. “É bom verificar se as embarcações tem marinheiros com cursos de primeiros socorros e salvamento em caso de afogamento”.
 

 

Jornal O Norte

Foto: Dirceu Tortorello

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe