A Paraíba o tempo todo  |

Área livre de Aftosa: Governo da PB recebe certificado internacional

 O Governo do Estado recebe, nesta quinta-feira (29), em Paris, na França, o Certificado Internacional de Área Livre da Aftosa com Vacinação. A certificação é concedida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), instituição que integra 179 países e tem sede em Paris. O vice-governador Rômulo Gouveia representará o governador Ricardo Coutinho na solenidade, que contará com as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; do embaixador do Brasil na França, José Mauricio Bustani; do diretor geral da OIE, Bernard Vallat. O ato está previsto para as 18h, horário de Paris (13 h, horário de Brasília).

 

O secretário executivo da Agropecuária, Rômulo Montenegro, já se encontra em Paris e destacou que “com esta certificação todos os produtos de origem animal em nosso estado não mais terão restrições e sim trânsito livre garantido para qualquer país. A Paraíba conseguiu agregar valor aos produtos do campo de uma forma em geral, inclusive para aves, já que o Estado tem grande produção de frango”. E acrescentou que os laticínios paraibanos terão espaços também no mercado internacional a partir dessa certificação internacional.

 

Este será o primeiro título com característica mundial que a Paraíba receberá, o que a colocará no mesmo patamar dos Estados da Região Centro/Sul e permitirá o livre trânsito de animais por todo o Brasil e, principalmente, para outros países. Isso significa que os produtos paraibanos derivados de animais terão livre trânsito garantido. Ou seja, dá idoneidade para os produtos de origem animal, bem como os tornará mais competitivos, principalmente, por meio da globalização.

 

Segundo Rômulo Montenegro, o Estado conseguiu essa certificação por meio de muito trabalho. “Cumprimos todas as etapas de vacinação com sucesso. Além das metas estabelecidas pela OIE, vamos continuar vigilantes para que nosso rebanho permaneça livre de doenças que ocasionem prejuízos para os produtores. A Paraíba está pronta para realizar exposições e demais feiras. O papel do Estado é viabilizar tudo isso e nós conseguimos. Quero asseverar que esta conquista, única e inédita, foi produto do esforço de todos os que fazem a Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba, e do compromisso do governo em cumprir ações estruturantes para a economia do estado”, enfatizou o secretário.

 

Antes deste reconhecimento, a Paraíba era considerada Área de Risco, o que gerava graves problemas para os criadores, pois os animais, para transitarem para outros Estados da federação, precisavam se submeter a uma quarentena a qual demandava tempo e dinheiro, inviabilizando as condições de concorrência para os produtores. Os produtos de origem animal, como por exemplo: carnes, leites, queijos, manteiga e outros produtos lácteos, não ingressavam nos grandes mercados, supermercados e atacados porque não tinham o reconhecimento de sua sanidade.



Secom/PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe