Material foi disponibilizado pelo Inep para auxiliar participantes 

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para os estudantes as apostilas de capacitação de uso exclusivo dos corretores de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elaboradas para a edição de 2019, as apostilas foram disponibilizadas para os estudantes que farão a prova neste ano. 

O candidato pode baixar seis apostilas, divididas pelos módulos do curso. O material detalha os critérios levados em consideração na correção dos textos. Além de descrever as situações que levam à nota zero, o conteúdo descreve as cinco competências avaliadas na redação do exame. Esse material, que agora foi disponibilizado para o público, complementa outros materiais de estudo que o Inep já disponibilizava, entre eles a “Redação no Enem – Cartilha do Participante”.

A nota da redação do Enem compõe o resultado final do participante e pode impactar consideravelmente, caso ela seja baixa. Por isso, os candidatos têm de conseguir uma boa pontuação na redação, além da obtida nas questões objetivas.

Para que as redações sejam corrigidas de forma justa para todos os participantes, os corretores recebem apostilas com orientações que visam garantir que cada avaliador das redações do Enem corrija os textos aplicando os mesmos critérios.

Além disso, os estudantes contam com todas as provas do exame, inclusive as acessíveis, disponíveis para download, juntamente com os respectivos gabaritos. 

Inscrições

Termina às 23h59 de hoje (27) o prazo para as inscrições do Enem 2020.  O prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Além da prorrogação das inscrições, o Inep e o MEC postergaram a aplicação das provas para um período entre 30 e 60 dias após as datas inicialmente divulgadas nos editais. A escolha da nova data para aplicação das provas será feita em enquete, a ser realizada por meio da Página do Participante, no final de junho. 

A isenção da taxa de inscrição para o Enem está assegurada para todos os participantes que atendem aos critérios descritos nos editais. Os demais devem gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 85 e fazer o pagamento até amanhã (28).

Confira, a seguir, arquivos disponibilizados pelo Inep para download:

 

Guia, Cartilhas e Manuais do Enem

Matriz de Referência do Enem

Manual de correção da redação – Situações que levam à nota zero

Manual de correção da redação – Competência 1

Manual de correção da redação – Competência 2

Manual de correção da redação – Competência 3

Manual de correção da redação – Competência 4

Manual de correção da redação – Competência 5

A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante

Cartilha do Participante – Redação do Enem 2018

Cartilha do Participante – Redação do Enem 2017

Guia do Participante – Entenda a sua nota no Enem

 

Notas

Nota Técnica – Comissão para Leitura Transversal dos Itens do Enem

Nota Técnica – Indicador de adequação da formação do docente da educação básica

Nota Técnica – Indicador Nível Socioeconômico das escolas

Nota Informativa – Motivos das redações com nota zero no Enem 2010

Nota informativa – Respeito aos direitos humanos na redação do Enem 2015

Nota Explicativa – Enem 2014 por escola

Nota Pública – Atendimento especializado e recursos de acessibilidade no Enem

 

*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

João Pessoa fará censo da população em situação de rua

A população em situação de rua de João Pessoa será conhecida em detalhes a partir de um censo que será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Capital. Para…

Martha Rocha, a primeira Miss Brasil, morre no Rio de Janeiro

De acordo com informações, ela sofreu um infarto, com parada respiratória, foi levada para um hospital, mas não chegou à tempo A primeira Miss Brasil, Maria Martha Hacker Rocha, morreu…