A Paraíba o tempo todo  |

Após sangria de barragens, Boqueirão, Arroz e Coremas têm primeiras recargas

As últimas chuvas caídas na região do Sertão da Paraíba, além de levar esperança aos agricultores e produtores de um bom inverno neste ano de 2018, trouxeram boas recargas aos mananciais que estão em estado crítico.

A chuva de 22 milímetros registrada em Carrapateira, região de Cajazeirasnessa terça-feira (20) fez a Ponte Bonfim dos França, encontro das águas do Riacho do Barbedo e Riacho do Letreiro, transbordar e desaguar no Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão).

Nessa quarta-feira (21), o açude que abastece Cajazeiras obteve recarga de 1 milhão e 40 mil metros cúbicos de água. Boqueirão tem capacidade para acumular 255 milhões de metros cúbicos e está com pouco mais de 9 milhões, o que representa 3,66% da sua capacidade total.

Outro açude que abastece Cajazeiras (Zona Norte) e outras cidades da região é Lagoa do Arroz, que tem capacidade máxima de 80.220.750 metros cúbicos e está com 5.595.440 metros cúbicos, que representa 6,98 % da capacidade total. O reservatório teve recarga de mais de 700 mil metros cúbicos. Em Lagoa de Arroz já choveu este ano 235.9 milímetros.

Já o açude de Coremas aumentou até essa quarta-feira (21), mais de 8 milhões de metros cúbicos de água, segundo informações do secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos de Coremas José Albertino de Andrade. A Açude de Coremas tem capacidade total de 591.646.222 metros cúbicos de água, e atualmente está com 30.308.104 metros cúbicos de água, o que representa 5,12% da capacidade máxima.

Segundo a Aesa, observa-se a proximidade de áreas de instabilidade oriundas da Zona de Convergência Intertropical – ZCIT , principal sistema gerador de chuvas sobre o setor norte do Nordeste entre os meses de fevereiro e maio. Com isto, são previstas chuvas tanto em áreas do Litoral, Brejo e Agreste quanto nas regiões do interior do Estado nessa sexta-feira (23).

Diário do Sertão 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe