Por pbagora.com.br

 Quase 30 dias após a revogação da lei que mudou o nome da Avenida Princesa Isabel, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, uma placa continua identificando a via como Avenida Doutor Leonardo Lívio Ângelo Paulino. O prefeito Luciano Cartaxo, (PSD) sancionou a revogação da lei no dia 20 de janeiro, mas até estaa sexta-feira (10), o nome permanecia o mesmo.

O chefe de Gabinete da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Wallace Massini, informou que vai providenciar a substituição da placa e que a mudança deve ser feita na próxima semana.

A Lei nº 13.154, de 30 de dezembro de 2015, denominou de Doutor Leonardo Lívio ngelo Paulino em trecho da Avenida Princesa Isabel, entre as Avenidas Monsenhor Walfredo Leal e Getúlio Vargas. No entanto, o promotor João Geraldo, da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, explicou que a avenida em questão integra a área de tombamento do Centro Histórico da capital paraibana e que a mudança não atendeu a nenhuma autorização dos órgãos competentes.

 

A coordenadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado da Paraíba (Iphaep), Márcia de Albuquerque, apresentou à Promotoria um memorial com dados históricos e técnicos referentes à nomenclatura da Avenida Princesa Isabel e que fundamentam a impossibilidade de alteração do nome do logradouro.

 

Na época da polêmica, procurador da Câmara, Antônio Paulo Rolim e Silva, informou que a modificação do nome se deu por projeto de lei do vereador e então presidente da Câmara, Durval Ferreira, e que a iniciativa contou com uma consulta realizada junto a alguns moradores da Avenida Princesa Isabel e ao Tribunal Regional Eleitoral, bem como no pleito formulado por familiares do homenageado. O projeto de lei que revogou a lei foi apresentado pelo então vereador Renato Martins.

 

Redação com G1

Foto: Krystine Carneiro/G1

 

Notícias relacionadas

Em crise, empresas de ônibus da capital pedem ‘socorro’ à Prefeitura de JP

Em crise e com problemas para pagar salário de funcionários, as empresas de transporte coletivo de passageiros (ônibus urbano) em João Pessoa pedem ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena…

Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda em Campina

A campanha segue até julho e conta com um cronograma em três fases   A Campanha de Imunização da Influenza começa amanhã, segunda, 12, em Campina Grande, quando de 100…