A Paraíba o tempo todo  |

ALPB realiza Sessão Especial em comemoração ao Dia do Contador

 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou Sessão Especial em alusão ao Dia do Contador, comemorado nesta sexta-feira (22). A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Janduhy Carneiro, através do Requerimento 252/2017, e aprovada por unanimidade no Plenário da Casa de Epitácio Pessoa.

O dia 22 de setembro foi escolhido como o Dia do Contador porque marca a data de criação do Curso de Ciências Contábeis, em 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Janduhy Carneiro disse que a homenagem realizada tem o intuito de mostrar a sociedade o trabalho realizado de forma digna por estes profissionais. “Os contadores buscam dar o melhor de si, fazem um trabalho com ética, com decência e isso é extremamente positivo e relevante. Por esses motivos, apresentamos mais esta sessão para prestarmos esta justa homenagem”, justificou o parlamentar.

O secretário de Estado da Receita, Marconi Marques, disse que a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa da Paraíba é o reconhecimento ao trabalho desempenhado pela categoria. “O contador hoje é um profissional que atua numa área muito ampla. É pela mão do contador que passa do todo o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. É um profissional muito demandado por qualquer tamanho de empresa, seja ela micro, média ou uma grande empresa”, declarou.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), Garibaldi Dantas, a constante mudança na legislação tributária exige do profissional contábil atualização diária para que seja possível contribuir com a moralidade administrativa do país. “O contador é o profissional que mais pode contribuir com a moralidade administrativa e, assim como melhorar o sistema econômico como um todo no Brasil. É interessante que o contador sempre se atualize porque a legislação é extremamente dinâmica”, afirmou.

Já o delegado da Receita Federal, Marialvo Laureano, ressaltou que a Receita oferece à categoria informação e suporte, através de instituições de ensino, com o intuito de atualizar e facilitar o trabalho dos contadores. “A Receita Federal criou núcleos de assessoria contábil fiscal em parceria com universidades, sejam elas privadas ou estaduais. A Receita Federal capacita os estudantes de contabilidade dentro nossas instalações físicas, utilizando os computadores da Receita Federal para que eles possam estagiar, atender o cidadão e colocar em prática os procedimentos que eles utilizarão quando se formarem”, ressaltou. Em João Pessoa, o Núcleo de Assistência Fiscal (NAF) da Receita Federal atua em conjunto com as faculdades Unipê, FAP e Maurício de Nassau.

A sessão contou também com a presença do representante da Secretaria Municipal da Receita de João Pessoa, Bruno Sitônio, do coordenador de Auditoria Interna do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Flávio Roberto Gondim, do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), Joel Marques Sobrinho, do auditor federal da Controladoria Geral da União, Ricardo Vagner Barros, além de profissionais da área e representantes da sociedade civil organizada.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe