A Paraíba o tempo todo  |

ALPB concederá Medalha Zilda Arns à médica Adriana Melo

Por propositura do então deputado estadual e atual prefeitode Patos, DinaldoWanderley Filho, o Dinaldinho (PSDB), a Assembleia Legislativa concederá a Medalha de Honra ao Mérito “Zilda Arns” à médica paraibana Adriana Melo, que detectou a existência dovírus zica(causador de microcefalia) em grávidas de Campina Grande, procedente do mosquito aedes aegypti, que também transmite a febre chikungunya.

A propositura de Dinaldinho está fundamentada no Projeto de Resolução nº 109/2016, e foi acatada à unanimidade dos deputados da Paraíba, que reconheceram, aliás, a justeza e oportunidade com que a população, através do poder Legislativo, confere tal homenagem à médica (com Doutorado na Unicamp) Adriana Melo, que trabalha, há 16 anos, no setor de medicina fetal do Isea, principal maternidade pública de Campina Grande.

A descoberta da jovem cientista paraibana (conta com, apenas, 45 anos) verificou-se entre outubro e novembro de 2015, mas, em agosto do mesmo ano, segundo registra o ex-deputado das Espinharas, médicos do Nordeste já investigavam o que estaria a acontecer, entre mulheres gestantes, quando a rede pública de saúde pernambucana alertava para a suspeita da conexão entre o vírus e a anomalia dos bebês – foi aí que a médica suspeitou que se estava diante de um novo padrão de microcefalia, e, em novembro, por iniciativa dela, a Fiocruz recebeu material, colhido nas pacientes, para os exames que suscitaram o ministério da Saúde, duas semanas depois, a decretar situação de emergência sanitária, para tratamento da referida deformidade.

 



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe