O município de Alhandra, localizado a 45 quilômetros da capital paraibana, registrou a maior incidência de chuvas em setembro: 251,3 milímetros. A cidade litorânea também lidera o ranking estadual de precipitações da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) em 2014, com 1.606,7 milímetros.
As outras quatro cidades paraibanas onde mais choveu no mês passado foram Serra da Raiz (219,3 mm), Pedras de Fogo (204 mm), João Pessoa (198,2 mm) e Areia (196,7 mm). “A maior concentração de chuvas registradas em setembro foi contabilizada durante a segunda semana do mês, quando aconteceram os totais diários mais elevados. Entre os dias 8 e 9, praticamente todo o Estado foi beneficiado pelas precipitações”, lembrou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.
As chuvas de setembro atingiram principalmente as cidades localizadas no Litoral, região onde estão localizados os outros quatro municípios com maiores índices pluviométricos do ano: Baía da Traição (1.447,8 mm), João Pessoa (1.407,8 mm), Cabedelo (1.285,6 mm) e Rio Tinto (1.166,4 mm).
“Os acumulados mensais foram mais significativos ao longo da faixa litorânea, especialmente no Litoral Sul, diminuindo gradativamente na medida em que se adentra o continente. Na região litorânea e em grande parte do Brejo, as chuvas ficaram acima dos 150 milímetros, enquanto que em todo o Sertão e parte do Cariri/Curimataú foram predominantemente inferiores a 25 milímetros”, acrescentou Becker.
Outubro – A previsão para a segunda quinzena é de que o sol predomine em grande parte do Estado. Chuvas isoladas deverão ser registradas principalmente em áreas do Litoral, Brejo e Agreste. A temperatura deverá variar de mínima de 18ºC no Cariri a máxima de 35ºC no Sertão.
Ascom