A Paraíba o tempo todo  |

Alerta vermelho no TCE-PB: prefeitos que usarem Fundeb pra pagar advogados serão penalizados

No dia 29 do mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) proibindo que municípios realizem o pagamento de honorários advocatícios por meio de recursos do Fundeb. Na Paraíba, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) já analisa essa questão sob o prisma da ilegalidade.

De acordo com o presidente do órgão, conselheiro Fernando Catão, o TCE-PB já tem adotado esse posicionamento de penalizar gestores que usam recursos do Fundeb para pagar advogados.

“O TCE-PB já tem decisões anteriores neste sentido”, disse.

O procurador da Corte, Eugênio Nóbrega, confirmou que pagamentos desta natureza estão sendo classificados como “ilegais”.

“A ilegalidade dos pagamentos estão sendo apontadas”, resumiu.

De acordo com a decisão do STF, pagar advogados com dinheiro do Fundeb se enquadra em “desvio de verbas”. A jurisprudência do STF admite a utilização apenas dos juros de mora para o pagamento de honorários.

 

PB Agora

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe