A Paraíba o tempo todo  |

AL aprova congratulações à deputada Nilda Gondim por sua atuação no Congresso Nacional

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade congratulações à deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) por sua excelente atuação na Câmara dos Deputados como legítima representante da sociedade paraibana. Proposta pelo deputado estadual Ivaldo Moraes (PMDB) por meio do requerimento nº 6.036/2014, a homenagem justificou-se, segundo o autor, “pela forma competente e muito atuante com que Nilda Gondim vem conduzindo a sua atuação em Brasília, destacando-se entre as melhores representações parlamentares do País e firmando-se, no Congresso Nacional, como legítima representante da sociedade paraibana e do Brasil como um todo”.

“Mãe do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), do ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rêgo, e da médica Rachel Gondim, a deputada federal Nilda Gondim comemorou mais um aniversário no dia 30 de março de 2014 (domingo) com motivos para comemorar, não somente mais um ano de vida abençoado por Deus, mas também um grande leque de realizações (enquanto representante da sociedade paraibana na Câmara dos Deputados) que a colocaram entre os parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional”, comentou o deputado.

Pelo resultado do trabalho em defesa da Paraíba e do País como um todo, Nilda Gondim obteve, em fevereiro deste ano de 2014, o 1º lugar, com 373 pontos, no ranking geral dos melhores políticos do Congresso Nacional (Câmara e Senado) em pesquisa realizada pelo site Ranking Políticos, que tem por objetivo oferecer informação para ajudar as pessoas a votarem melhor. Disponibilizada em http://www.politicos.org.br/, a pesquisa baseou-se em dados públicos de diversas fontes, os quais são utilizados para dar ou tirar pontos dos políticos brasileiros, e englobou os três primeiros anos de mandato parlamentar de Nilda Gondim, de janeiro de 2011 até a presente data.

“O resultado dessa pesquisa foi reflexo do trabalho sério que Nilda Gondim vem desenvolvendo no Congresso Nacional desde que assumiu (pela primeira vez), em 1º de fevereiro de 2011, o mandato de deputada federal”, acrescentou Ivaldo. Ele lembrou que recentemente Nilda obteve, entre os 513 deputados federais brasileiros, a classificação do 36º lugar entre os parlamentares mais atuantes durante o ano de 2013, conforme ranking de atuação dos congressistas divulgado pela imprensa nacional.

Continuando, o deputado afirmou que “o constante destaque de Nilda Gondim entre os melhores parlamentares com assento no Congresso Nacional se deve ao trabalho ininterrupto e arrojado que ela desempenha em Brasília, tanto no seu papel de legisladora (com a elaboração de Projetos de Lei e outras matérias legislativas de grande relevância direcionadas para o fortalecimento, ampliação e preservação dos direitos do povo brasileiro) quanto na busca de benefícios para o Estado da Paraíba (especialmente por meio de emendas orçamentárias aprovadas, empenhadas e liberadas em favor dos municípios paraibanos), e ainda pela sua participação ativa em várias Comissões Permanentes e Especiais que atuam na defesa de segmentos específicos e vulneráveis da sociedade, dentre os quais as crianças e adolescentes, as pessoas com deficiência, os idosos e as mulheres”.

“Como legisladora – ressaltou Ivaldo –, Nilda Gondim encerrou 2013 (terceiro ano do seu primeiro mandato de deputada federal) com um saldo de 35 projetos de lei relevantes, 33 dos quais tramitando na Câmara; um incluído na proposta do novo Código de Processo Civil (o PL nº 1.199/2011, que possibilita a escolha do foro mais favorável ao idoso nas ações judiciais de seu interesse), e um (o PL nº 659/2011) transformado na Lei Federal nº 12.955/2014, que estabelece prioridade de tramitação para os processos de adoção de crianças ou adolescentes com deficiência ou doenças crônicas”.

A nova Lei citada pelo deputado paraibano foi sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff; publicada na edição de 07 de fevereiro de 2014 do Diário Oficial da União, está disponível no portal do Palácio do Planalto e pode ser acessada por meio do link http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L12955.htm.

Atuação de destaque – Nilda Gondim chegou à Câmara dos Deputados, em 1° de fevereiro de 2011, consciente de que o papel dos representantes políticos eleitos pelo povo é exatamente o de trabalhar muito na defesa de melhorias para a qualidade de vida da coletividade.

“Com a determinação de quem traz no sangue a vocação herdada do seu pai – o ex-governador Pedro Moreno Gondim, e também com a experiência adquirida durante os muitos anos de convivência matrimonial com o grande Tribuno e político Antônio Vital do Rêgo, logo nos primeiros meses Nilda Gondim deu provas de que tomou assento na Câmara dos Deputados, não para ser mais uma figura decorativa no Congresso Nacional e muito menos para figurar como a mãe do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), mas para trabalhar, e muito, para corresponder às expectativas da sociedade paraibana e brasileira como um todo”, ressaltou o deputado Ivaldo Moraes ao justificar a homenagem a Nilda Gondim.

Destacando-se entre os responsáveis pela iniciativa de Projetos de Lei relevantes para os interesses da Nação, segundo análise de órgãos de acompanhamento das atividades do Congresso, Nilda Gondim logo passou a atuar como titular em importantes Comissões da Casa, dentre as quais a Comissão de Seguridade Social e Família, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para Apurar a Violência contra a Mulher, a Subcomissão Especial destinada a avaliar o Sistema de Saúde Complementar, e a Comissão Especial da Igualdade dos Direitos Trabalhistas (PEC 478/10). Em 2013 ela presidiu a Subcomissão Especial para debater o tema da violência contra a mulher.

Atuação partidária – Única mulher a integrar a atual bancada paraibana no Congresso Nacional, a deputada federal Nilda Gondim tem atuação efetiva na bancada feminina, conforme ressaltou Ivaldo Moraes. “Em nível partidário, além de acompanhar e participar das atividades e ações do PMDB nacional e regional, ela é presidente do PMDB Mulher da Paraíba, onde prioriza o estímulo à participação da mulher paraibana na vida política e administrativa dos municípios, do Estado e do País, e também responde pela presidência do Diretório Municipal do PMDB de Campina Grande”, comentou.

Quando chegou ao Congresso Nacional em fevereiro de 2011, Nilda Gondim afirmou: “Estou aqui para representar e defender os interesses do meu País, como deputada federal, e em especial do meu Estado, enquanto membro da bancada federal da Paraíba. E é isto que estou e sempre estive determinada a fazer desde que aceitei o desafio de colocar meu nome à disposição dos paraibanos no processo de escolha (ocorrido em 2010) dos seus representantes no Congresso Nacional”.

“O recado dado no início do seu primeiro mandato parlamentar foi e continua sendo cumprido à risca, e a sua atuação parlamentar e política é motivo de orgulho não somente para os paraibanos que nela votaram nas eleições de 2010, mas para todos os paraibanos, os quais têm, na única mulher a representá-los no Congresso Nacional, uma representante de primeiríssima linha, determinada, competente e incansável. Fica, portanto, os nossos parabéns pelo orgulho que a deputada federal Nilda Gondim nos proporciona ao representar com competência, altivez e muita dignidade, a nossa Paraíba em nível nacional”, enfatizou o deputado Ivaldo Moraes.



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe