A Paraíba o tempo todo  |

Agevisa vai ampliar ações nos 223 municípios

Descentralizar as ações e criar em cada um dos 223 municípios paraibanos um sistema próprio de vigilância sanitária é a meta do farmacêutico industrial José Alves Cândido, empossado nesta segunda-feira, 30, no cargo de diretor geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). A solenidade de posse, realizada no auditório da agência, em João Pessoa, contou com as presenças do vice-governador Luciano Cartaxo, da secretária Executiva da Saúde Estadual, Lourdinha Aragão, e dos Promotores de Justiça Hamilton Neves e Glauberto Bezerra, coordenador do Núcleo de Apoio às Curadorias e curador do Consumidor, respectivamentes, dentre outras autoridades.

O novo diretor geral da Agevisa pretende ampliar as ações e universalizar o trabalho da vigilância sanitária, de modo a levá-la para todos os municípios do estado, criando uma grande rede de monitoramento e controle. Atualmente, apenas 80 municípios contam com serviço de vigilância sanitária. “Queremos implantar a vigilância sanitária em todos os demais municípios até o próximo ano”, revelou José Alves Cândido

A monitoração e a fiscalização sobre medicamentos e o combate a infecção hospitalar são duas das muitas iniciativas que serão desencadeadas pela nova gestão da Agevisa. “O SUS é hoje um sistema composto de realidades sanitárias específicas e capacidades de gestão distintas, no qual, por vezes, as ações de vigilância ficam em segundo plano, pois a necessidade de dar atendimento rápido a um doente se faz mais urgente. Mas é preciso enxergar que as duas coisas são importantes. Afinal, o medicamento prescrito ao doente passa pelo crivo da vigilância sanitária e também o alvará que garante o funcionamento do hospital”, lembrou o novo diretor, José Alves Cândido, ao prometer rigor nas ações do órgão.

De acordo com a secretária Executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, há algum tempo todas as ações eram centralizadas, agora, com a implementação do Pacto pela Saúde, a Vigilância Sanitária será também descentralizada nos municípios. “É compromisso do governador José Maranhão o resgate e a reconstrução do nosso sistema de saúde. E a Agevisa cumpre importante papel nesse processo, pois é a nossa agência reguladora”, justificou.

Lourdinha Aragão lembrou que a Agevisa foi criada em 2002, pelo então governador Roberto Paulino, e se constitui hoje numa das mais importantes instituições do gênero no país. “Temos a absoluta certeza que continuaremos nessa direção, pois essa administração tem um grande compromisso com a saúde na Paraíba”, destacou.

A finalidade primordial da Agevisa é promover a proteção à saúde da população, através do controle sanitário da produção, da fabricação, da embalagem, do fracionamento, da reembalagem, do transporte, do armazenamento, da distribuição e comercialização de produtos e serviços submetidos ao regime de vigilância sanitária inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionadas.

É competência da AGEVISA-PB implantar, executar e desenvolver as ações de vigilância sanitária no seu âmbito de atuação de acordo com as diretrizes da Política Estadual de Saúde, definidas pelo gestor e pelo Conselho Estadual de Saúde, bem como seguir todas as diretrizes do SUS.

Sobre o novo diretor
José Alves, natural de Guarabira, é Mestre em Produtos Naturais, Sintéticos e Bioativos, pela UFPB, e é especialista em Direito Sanitário (ENSP/FIOCRUZ). Há 13 anos ele atua na área de vigilância sanitária e atualmente exerce a Diretoria Técnica de Alimentos, Medicamentos, Produtos e Toxicologia da Agevisa.
 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe