A Paraíba o tempo todo  |

Agenda da semana da CMJP; confira

 A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar, na semana de 14 a 18 de novembro, três audiências públicas, duas sessões solenes e um culto ecumênico. Serão iniciadas as discussões da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2017, além de outorgada a cidadania pessoense à engenheira Suênia Kelle Barbosa Freitas e entregue a Comenda Cultural Ariano Suassuna ao médico Cláudio Moura Lacerda de Melo. Durante a semana, também será realizado um culto ecumênico em comemoração aos 69 anos da CMJP.

 

 

A Casa Legislativa dará início às discussões da LOA 2017 com a presença de secretários e representantes de órgãos da Administração Municipal explanando o orçamento a ser investido no próximo ano. Na quarta-feira (16), as áreas a serem discutidas são: Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Fundo Municipal da Saúde (FMS); e Instituto Cândida Vargas (ICV). A audiência pública acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena, às 11h, após a sessão ordinária.

 

 

Parlamentar homenageia engenheira civil

 

Ainda na quarta-feira (11), o vereador Renato Martins (PSB) vai conceder o Título de Cidadã Pessoense à engenheira Suênia Kelle Barbosa Freitas. Segundo o autor da propositura, a homenagem se faz necessária “pelo seu extraordinário valor e pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa e ao estado da Paraíba”. A sessão solene acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena, às 15h.

 

Suênia Kelle Barbosa Freitas é natural de Jaboatão dos Guararapes (PE) e é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com MBA em gerenciamento de obras. Em João Pessoa, a homenageada foi responsável pelo gerenciamento de várias obras, como: Ultramares Class Club (com 35 pavimentos), Grandmare (com 35 pavimentos), Residencial Liêge (com 55 pavimentos) e Vivant João Pessoa (com 28 pavimentos).

 

Segunda audiência pública da LOA 2017

 

Na quinta-feira (17), a Casa Legislativa vai realizar a segunda audiência pública para o debate da LOA 2017. A audiência pública acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena, às 11h, após a sessão ordinária.

 

Na ocasião, as áreas a serem discutidas são: Secretaria de Educação e Cultura (Sedec); Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer); Fundo Municipal de Cultura (FMC); Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope); Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec); Unidade Gestora da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes; e Fundo de Manutenção da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

 

CMJP comemora 69 anos de fundação

 

Ainda na quinta-feira (17), a CMJP vai realizar um culto ecumênico, no Plenário Senador Humberto Lucena, para comemorar os 69 anos da Casa Legislativa Municipal. A celebração acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena, às 16h.

 

 

A CMJP é uma entidade antiga, herdada dos colonizadores portugueses. Embora haja referências quanto à sua existência em documento datado de 1589, há um considerável vazio no que se refere à vida institucional da Câmara até o ano de 1947. Por isso, considera-se esse ano como o de sua reinstalação.

 

 

A Casa é um importante órgão no processo de representação popular, em que os vereadores são eleitos diretamente pelos habitantes da cidade, através do sistema de voto proporcional dos partidos. 

 

 

CMJP discute orçamentos da Progem, Procon-JP e Emlur

 

Na terceira audiência pública da LOA 2017, na sexta-feira (18), as áreas discutidas serão: Gabinete do Prefeito (Gapre); Gabinete do Vice-prefeito (Gavipre); Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política; Procuradoria-Geral do Município (Progem); Fundo de Gestão, Desenvolvimento e Modernização da Progem; Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP); Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos do Consumidor; e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O debate acontecerá às 9h, no Plenário Senador Humberto Lucena.

 

Legislativos homenageiam médico cirurgião

 

Em sessão conjunta com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na sexta-feira (18), a CMJP vai homenagear o médico cirurgião Cláudio Moura Lacerda de Melo com a Comenda Cultural Ariano Suassuna. De iniciativa do vereador Pedro Alberto Coutinho (PHS), a sessão solene acontecerá no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), localizado na Torre, às 19h.

 

Cláudio Moura Lacerda de Melo é um médico cirurgião recifense e foi amigo pessoal do escritor Ariano Suassuna. Em 1976, ele participou da equipe que realizou com êxito o primeiro transplante de fígado no Brasil e, posteriormente, criou um programa de transplantes de fígado. Tornou-se professor titular e chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Oswaldo Cruz, dedicando-se ao aperfeiçoamento dos procedimentos de transplantes de fígado.

 

Atualmente, o homenageado conta com mais de mil cirurgias de transplante de fígado realizadas, sendo sua equipe uma das mais produtivas do Brasil. Em 2011, ele recebeu do Ministério da Saúde o prêmio Destaque Nacional em Transplante de Órgãos. “Em razão de seus serviços prestados, é justa essa homenagem como prova de gratidão dos órgãos governamentais, dos profissionais da saúde e do povo pessoense”, justificou o autor da propositura.

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe