A Paraíba o tempo todo  |

Aesa monitora fenômeno que pode provocar novas chuvas de granizo

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) está monitorando o vórtice ciclônico de alto nível que provocou chuva de granizo em três cidades paraibanas no domingo (3). O fenômeno meteorológico continua atuando sobre o Nordeste e pode voltar a transformar a precipitação em pedras de gelo no interior do Estado.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, mesmo sendo considerado um fenômeno raro, a chuva de granizo pode se repetir, principalmente em dias quentes e com bastante umidade.

“Não há como prever com exatidão quando e onde as chuvas de granizo vão acontecer. Mas no caso da Paraíba, as condições meteorológicas continuam favoráveis devido à persistência da atuação do Vórtice Ciclônico em Altos. O VCAN, como é conhecido, poderá gerar instabilidade e ocasionar precipitações isoladas nas regiões do Estado”, explicou. Na tarde do último domingo, o fenômeno foi registrado pela Aesa nas cidades de Juazeirinho, Riacho de Santo Antônio e Caraúbas.

Chuvas – Nas últimas 48 horas, a Aesa registrou precipitações em mais de 90 municípios paraibanos. Os maiores índices pluviométricos ocorreram em Paulista (146 mm), Catolé do Rocha (105 mm), Boqueirão (99,6 mm) e Brejo do Santos (96,5 mm). Com a chuva, o açude Epitácio Pessoa recebeu uma recarga significativa: dois milhões de metros cúbicos de água. O reservatório tem capacidade para 411 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 41% deste volume.

 

Redação com Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe