Por pbagora.com.br

O açude grande de Cajazeiras recebeu um grande volume de água e já está sangrando desde a última quarta-feira (15). A imagem do sangradouro chama a atenção de curiosos.

Centenas de pessoas se aportam à parede e as margens do canal do sangradouro para observar a passagem das águas, que levam na sua correnteza, pastas, peixes e até mesmo entulhos jogados por moradores dentro do açude.

A lâmina da sangria do açude Epitácio Pessoa, ou como é mais conhecido, Açude Grande, ainda é baixa, chegando a 8 cm, mais a expectativa é que com as fortes chuvas que caem na região, esta lâmina venha a aumentar.

A Prefeitura Municipal já realizou a limpeza do sangradouro como também de todo o curso, onde as águas percorrem até chegar ao riacho do Catolé.

O Açude Grande foi construído em 1804 propriedade particular da Fazenda Grande, onde viveu Padre Rolim, fundador da cidade. O açude destinava-se ao abastecimento dos moradores e a criação de animais.

Diário do Sertão

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Secretário explica logística e distribuição das vacinas contra a covid-19 na PB

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, detalhou como será o processo de recepção, logística e distribuição das vacinas contra a covid na Paraíba. De acordo com o secretário,…

Linhas de ônibus em JP são reforçadas neste domingo para o Enem

Haverá um reforço com 50 veículos extras e 120 viagens a mais nas linhas ônibus que circulam neste domingo (17) por conta do primeiro dia prova do Exame Nacional do…