A Paraíba o tempo todo  |

Açude Epitácio Pessoa ultrapassa os 6% de sua capacidade

O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, ultrapassou os 6% de sua capacidade, e se aproxima do índice necessário para sair do chamado “volume morto”. Na última medição feita pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) o manancial apresentava 6,54% da sua capacidade total, um pouco mais do que os 6,4% registrados no fim da semana passado, e que corresponde a quase 27 milhões de metros cúbicos de água armazenada.

A boa notícia é que a vazão das águas da transposição do Rio São Francisco que chega até o açude de Boqueirão já pode ser considerada satisfatória, segundo o presidente da Aesa João Fernandes.

Segundo ele, a vazão registrada na segunda-feira (19) foi de 6 milhões de metros cúbicos por segundo. A vazão tinha caído após o rompimento de um trecho do canal que liga as cidades de Custódia e Sertânia, no interior de Pernambuco, no dia 11.
“É um bom registro, principalmente tendo em vista que a melhor vazão que nos foi dada até hoje é de 7,8 milhões de metros cúbicos por segundo. Então estamos nos aproximando do ideal à medida

Ainda conforme João Fernandes, para o açude sair do volume morto é preciso que chegue a 34 milhões de metros cúbicos (aproximadamente 8,8% da capacidade total) o que deve acontecer em um prazo de no máximo 30 dias.

“Faltam 7 milhões de metros cúbicos de água, nossa previsão é que a partir do dia 19 de julho o manancial possa sair dessa situação crítica que ainda se encontra”.

Ontem, a Agência Nacional das Águas (ANA) publicou uma resolução no Diário Oficial da União restringindo o uso das águas do São Francisco para irrigação. A restrição ocorrerá às quartas-feiras, até o dia 30 de novembro, podendo ser prorrogada caso haja atraso no início do período de chuvas na bacia.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe