Por pbagora.com.br

Mesmo com a abertura das comportas, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, segue com um volume de água confortável, o que dá uma certa tranquilidade aos paraibanos que dependem do manancial.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) Boqueirão, no Cariri da Paraíba, está com 66,8% do volume total. No entanto, a população do município que sedia o açude reclama da liberação das águas para outros reservatórios e da falta de água nas torneiras das casas de bairros das cidade.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), explicou que a falta de água no bairro Malvinas acontece porque há uma dificuldade para que o abastecimento na região aconteça e que, por isso, a água chega em dias alternados. Ainda conforme o órgão, a previsão é que o problema seja resolvido nos próximos 20 dias, com a construção de uma nova tubulação e de um novo sistema de tratamento.

Responsável abastecimento de Campina Grande e mais19 municípios na região, Boqueirão recebeu muita água este ano, graças as chuvas que caíram na Paraíba e encheram os rios Taperoá e Paraíba.

A situação hídrica do açude é confortável e, por isso, a abertura de uma comporta foi autorizada. Conforme explicou o especialista em recursos hídricos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs), Isnaldo Cândido, a água que está sendo liberada pereniza o Rio Paraíba até a cidade de Itatuba, onde é abastecido o açude Acauã, que abastece outros 14 municípios.

Ele lembrou que os órgãos responsáveis pela gestão das águas são a ANA (Agência Nacional das Águas) e a Aesa.

“Essas instituições decidem e essa abertura não é desperdício. Existe uma vazão calculada, deixando a calha do rio regularizada e chegando ao açude Acauã. É bom que as pessoas compreendam que, se nós temos água em um determinado local, nada mais justo que atender as comunidades que estão precisando”, informou.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Ney avisa que, apesar de Bolsonarista, no Senado seu partido será só a PB

O empresário Ney Suassuna (Republicanos) viaja amanhã, sexta-feira (25) para Brasília onde vai apresentar a documentação requerida para a posse como senador na vaga deixada pelo titular, Veneziano Vital do…

PB Agora/Datavox: Capitão Anderson lidera índice de rejeição em São Bentinho

O Capitão Anderson, do PL, que está na disputa pela prefeitura de São Bentinho, nas eleições municipais desse ano, aparece liderando a rejeição na PB Agora/Datavox, divulgada nesta sexta-feira (25),…