A Paraíba o tempo todo  |

Açude de Boqueirão está com menos de 20% da capacidade, mas AESA afasta hipótese de racionamento em CG

Com a chegada do período de estiagem, e há seis meses sem contar com as águas da tranposição do Rio São Francisco, o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano está com menos de 20% de sua capacidade, e deve chegar dezembro com 13% de sua capacidade total de armazenamento.

Apesar da redução do volume de água, o engenheiro da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), Isnaldo Cândido, garantiu que a água é suficiente para abastecer Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, até dezembro. Ele afastou o risco de um novo racionamento, No entanto, ele alertou para o uso racional da água.

Nos últimos seis meses, o açude Epitácio Pessoa, teve uma redução de 27 milhões de metros cúbicos de água – uma queda superior 18%. Além de não receber mais águas da transposição do Rio São Francisco desde fevereiro, o reservatório abastece 19 cidades e ainda é usado para perenizar o Rio Paraíba. Por mês o açude está perdendo 14 centímetros na lâmina d`água, o que corresponde a meio metro por mês, conforme acompanhamento do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS)

Os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) mostram a perda de água do manancial por conta do consumo e da evaporação. Em abril, Boqueirão estava com 144.639.522,16m³, o equivalente a 35,13% da capacidade total, agora o volume do reservatório é de 117.433.865 m³, o que correspondia a 28,53% da capacidade.  Ainda segundo a Aesa-PB, no dia 1º de junho o açude estava com o maior volume registrado no ano: 122,7 milhões de m³ de água, o que correspondia a 26,3% da capacidade total do açude.

Em 8 de julho deste ano, o açude de Boqueirão, já estava com 115,2 milhões de m³ de água, que correspondia a 24,7% da capacidade total.

Segundo os dados da Aesa, Boqueirão amanheceu nesta quarta-feira (23) com 86.817.534 milhões de m³, que equivale a 18,61 % da capacidade total que é de 466.525.964.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe