A Paraíba o tempo todo  |

Açude Boqueirão aumenta capacidade em 12% e AESA pede abertura de comportas

Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, atingiu os 12% de sua capacidade de armazenamento que é até 411,686 milhões de metros cúbicos.

 

De acordo com os dados divulgados pela Agência Executiva das Gestão das Águas (Aesa), nesta quarta-feira, o açude de Boqueirão chegou aos 49,43 milhões de metros cúbicos de água.

 

O aumento no volume de água tem ocorrido por causa das recargas garantidas devido as chuvas na região, nos últimos dias, além da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, eixo leste, que leva água de Petrolândia, em Pernambuco, para Monteiro, na Paraíba. De Monteiro, a água segue para o açude de Boqueirão, através do Rio Paraíba.

Ontem a Aesa enviou um pedido para que a Agência Nacional das Águas (ANA) edite uma resolução autorizando que sejam abertas as comportas do açude Epitácio Pessoa. A intenção é permitir que a água saia do açude, escorra pelo Rio Paraíba e chegue até o açude de Acauã, que abastece 14 municípios.

Segundo a Aesa, a medida está sendo sugerida por conta da necessidade das cidades abastecidas pelo açude de Acauã, em Itatuba, no Agreste paraibano. Das 14 cidades abastecidas, quatro estão em colapso total de abastecimento: Itatuba, Ingá, Gado Bravo e Aroeiras. O açude de Acauã tem capacidade para armazenar 253 milhões de m³ de água, mas, nesta quarta-feira (27) está com apenas 7,5 milhões de m³, o que corresponde a menos de 3% do volume total.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe