A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) tem investido para humanizar a convivência nas unidades prisionais, a partir de iniciativas que contribuem com a reintegração dos apenados ao convívio em sociedade. O secretário da pasta, Sérgio Fonseca, tem estabelecido ações prioritárias de ressocialização, uma das mais importantes missões do sistema penitenciário.

Através da educação, que auxilia e permite a obtenção dos objetivos centrais de reabilitação e resgate da dignidade das pessoas em situação de cárcere, a Seap tem obtido resultados satisfatórios, levando em conta a premissa que destaca a educação como fonte libertadora.

Atualmente, reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, em João Pessoa, estão concluindo o ensino médio. Na mesma penitenciária, eles têm atendimento médico e jurídico por meio da parceria entre a Seap e a ONG Cidade Viva.

A gerente executiva de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, teve reunião recente com equipe da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Grupo Maria Quitéria, e direção da Penitenciária Júlia Maranhão para discutir atividades destinadas às reeducandas da unidade feminina.

Caminhos para a reintegração – São diversos os caminhos que contribuem com a ressocialização de apenados. Na Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, mulheres grávidas e com bebês tiveram a oportunidade de registrar esses momentos especiais em um ensaio fotográfico.

Por iniciativa da diretora da unidade, Cínthya Almeida, a maquiadora Ingrid Navarro e a fotógrafa Angelina Sátiro voluntariamente dedicaram seus talentos às futuras mães e mães de recém-nascidos. “Neste momento, não estamos fotografando mulheres encarceradas e sim mães que mesmo estando em restrição de liberdade, puderam ter essa oportunidade única e ímpar registrada, estamos muito felizes e emocionadas”.

A maquiadora Ingrid Navarro declarou que a experiência foi gratificante. “Ver a felicidade delas é como se fosse a felicidade para mim. Espero ter feito elas mais felizes”. Já a fotógrafa Angelina Sátiro afirmou que vivenciou um momento inexplicável. “Vim para doar, de coração aberto, e fui eu que recebi. Foi lindo, cada uma mais linda do que a outra, a produção foi prefeita e as crianças amáveis”.

A Seap e a ONG Cidade Viva também disponibilizaram atendimento odontológico e assistência jurídica para todas as mulheres. Uma outra ação na unidade feminina, desta vez em parceria com a Pastoral Carcerária, foi o Projeto Ler para Crer. Palavras que constroem novos caminhos para o exercício da cidadania.

Em março, Mês da Mulher, as reeducandas tiveram um dia de embelezamento. Cuidar da beleza vai muito além da estética, ajuda a resgatar a autoestima e a fortalecer a confiança para a construção de uma vida melhor. Este ano foi realizada a 6ª edição dos Jogos das Reeducandas da Penitenciária de Recuperação Feminina Júlia Maranhão, mais uma atividade que colabora com o bem-estar e o convívio entre as reeducandas.

A Seap também realiza o Projeto Saúde Itinerante, envolvendo profissionais da equipe de Saúde da secretaria e parceiros nos municípios onde há penitenciária ou cadeia pública. Os apenados e apenadas são beneficiados com consulta médica, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, busca ativa de sintomáticos respiratórios para detecção precoce de casos novos de tuberculose; testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PMCG inicia diálogo para reverter paralisação do transporte coletivo

Durante entrevista na manha desta quinta-feira, o Superintendente da STTP, Félix Neto, se mostrou surpreso com a paralisação total dos serviços da frota de transporte coletivo de Campina Grande, ordenada…

Preço do gás de cozinha fica mais alto a partir desta sexta

Uma semana de intervalo e outro aumento é autorizado pela Petrobrás para o Gás de cozinha. Dessa vez, o percentual foi de 5.3 % e vale para todo o Brasil.…