O número de acidentes de motos atendidos pelo Samu/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de Campina Grande durante o mês de agosto bateu recorde e chegou a 195. Esse foi o maior número registrado desde o início do funcionamento do serviço, em julho de 2004. De janeiro a agosto deste ano, foram 1.285 acidentes com motos, 156 a mais que no mesmo período do ano passado. A média diária deste ano, 5,2, também já superou a de todo o ano passado, que foi de 4,8.
Os acidentes de motos estão entre os atendimentos feitos pelo Samu e classificados como traumas e que incluem ainda, entre os mais comuns, atropelamentos, acidentes automobilísticos, quedas e quedas da própria altura. No total, de janeiro a agosto deste ano, foram 3.370 atendimentos de casos de traumas de um total de 15.216 atendimentos.
Além dos traumas, o Samu realiza ainda atendimentos clínicos, que são a maioria, além de obstétricos, psiquiátricos e pediátricos. O Samu realiza atendimentos de urgência e emergência onde há risco de morte e em locais como residências, locais de trabalho e vias públicas. Para acionar o serviço, basta telefonar para o 192.
O Samu deve acionado em casos que incluem problemas cardiorrespiratórios e cardiovasculares, queimaduras graves, trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe e do feto, tentativas de suicídio, acidentes com vítimas, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, afogamentos, choques elétricos, entre outros.
Da Redação com Codecom/PMCG