Por pbagora.com.br

O titular da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), Cássio Andrade, realizou vistoria às obras de revitalização da Lagoa do Parque Solon de Lucena na noite desta segunda-feira (26). Na ocasião, ele explicou que as intervenções seguem a todo vapor na fase de desassoreamento das águas. Mais de 10 mil metros cúbicos de material poluente já foram removidos do fundo da Lagoa, o que representa mil de mil viagens de caçamba, em menos de 50 dias.

 

 

 

As intervenções para o desassoreamento ocorrem em média a partir das 20h e se estendem por toda a madrugada, fazendo também a limpeza dos entulhos retirados, em horário que não traz prejuízos ao trânsito da cidade e a rotina da população.
 

 

 

“O cronograma da obra está sendo executado conforme a previsão inicial. A estimativa é da retirada de mais de 30 mil metros cúbicos nesta primeira etapa. O trabalho segue a todo vapor”, destacou Cássio Andrade.

 

 

“O destaque dessa obra é o método utilizado. Estamos colocando em prática uma tecnologia inovadora, que garante a execução do projeto sem trazer transtornos para a população. Esta obra vai mudar completamente a forma como os moradores de João Pessoa enxergam esta parte da cidade”, garantiu o secretário.

 

 

O projeto de revitalização da Lagoa é dividido em várias etapas. Entre as intervenções previstas nessa primeira etapa estão à remoção do excesso de areia para aumento da profundidade e a melhoria das condições da água, que passará a ser cristalina. Um túnel também será construído para dar mais eficiência ao escoamento das águas excedentes em direção ao Rio Sanhauá.

 

 

Para a construção do túnel de escoamento das águas da Lagoa para o Rio Sanhauá, a Prefeitura de João Pessoa vai usar um “método não destrutivo”. A obra será executada no subsolo, processo semelhante ao utilizado na construção de linhas de metrôs subterrâneos.

 

 

Na segunda etapa será desenvolvido o plano de urbanização, onde a Lagoa será transformada em um parque com opções de esporte, lazer, cultura e artes. O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida da população. Tudo isso com iluminação e segurança de alto padrão.

 

 

O projeto conta com a participação das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

 

SECOM-JP

Notícias relacionadas

Caminhão que transportava máquinas tomba na BR-230

Na noite dessa sexta-feira (09), uma carreta que transportava máquinas industriais tombou na BR-230, sentido Bayeux-João Pessoa. De acordo com as informações a carga do veículo se deslocou para o…

NESTE DOMINGO: abastecimento de água será suspenso em 11 locais de JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai executar, neste domingo (11), uma manutenção preventiva no sistema elétrico do reservatório R-6, localizado no bairro da Torre, em João…