Por pbagora.com.br

Com o cumprimento da decisão judicial que determinou a retirada de portão instalado pela empresa PRJC Camarões Ltda, que explora viveiro de Camarão em Santa Rita-PB, a comunidade de Forte Velho teve recuperado o seu direito de acesso à Praia do Rio da Guia. A implantação do empreendimento interditou antiga servidão de passagem que existia no local, e era utilizada pelos moradores para deslocamentos, lazer e atividades de subsistência (pesca e coleta de caranguejo).

A decisão da Justiça resultou de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF), em abril de 2008, contra os proprietários da empresa mencionada, o município de Santa Rita e a União (Gerência Regional do Patrimônio da União).

No local foi colocada placa para informar a comunidade sobre o livre acesso. A decisão da Justiça Federal afirmou ser “ilegal a presença de um portão situado no final da Rua da Alegria, em Forte Velho, sem a devida autorização administrativa”, por criar um obstáculo à servidão de passagem em favor da comunidade.

Na ação civil pública o MPF argumentou que a empresa PRJC Camarões localiza-se em terreno de marinha, e que as praias marítimas e os terrenos de marinha são bens da União, não cabendo criar obstáculos ao acesso da comunidade. De acordo com o artigo 10 da Lei nº 7.6661/88, “as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido”.

A declaração de utilidade pública do local foi divulgada no Mensário Oficial de Santa Rita, em 16 de fevereiro deste ano, e, no dia seguinte, a servidão de passagem foi regularizada no cartório de registro de imóveis.

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Divulgado resultado preliminar da 1ª etapa da seleção para o Escritório Social

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – Sedh, juntamente com a Escola do Serviço Público da Paraíba (Espep) e a Comissão do Processo Seletivo Simplificado, divulgou neste sábado (08),…

Homem é esfaqueado após discussão com cunhado em Cruz do Espírito Santo

Uma discussão na noite de ontem, sábado (08), terminou com um homem de 31 anos esfaqueado na cidade de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. A vítima teve um bate boca…