Categorias: Paraíba

Abertura de São João da Prefeitura de João Pessoa atrai multidão ao Ponto de Cem Réis

PUBLICIDADE

Abertura de São João da PMJP atrai multidão ao Ponto de Cem Réis

Uma noite em que a cultura popular e o resgate das tradições nordestinas deram o tom. Assim pode ser descrita a primeira noite das festividades juninas promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), na nessa sexta-feira (22).

Abrindo o “São João de João Pessoa – O Melhor da Gente”, às 18h30, a dupla de cantadores de viola João Paulo e Firmino se apresentou no palco de cultura popular cantando repentes e modas de viola, dando as boas vindas ao público que começava a chegar ao Ponto de Cem Réis. Logo depois, a cantora Meire Lima e seus músicos empolgaram os casais que inauguraram o salão ao som de sucessos do autêntico forró pé-de-serra, xaxado e xote.

A Orquestra Sanfônica do Balaio Nordeste levou para o palco principal músicas de Luiz Gonzaga, homenageado da festa ao lado de Marinês. Quando o grupo As Bastianas entrou no palco, o público já estava no clima junino e lotava o Ponto de Cem Réis. A animação das meninas, capitaneadas por Angélica Lacerda, não deixou ninguém parado.

Consolidação– O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que fez questão de ficar na Capital para prestigiar a festa, ressaltou o caráter social do evento. “Sabemos que muitos pessoenses não puderam ou não quiseram viajar, daí a importância dessa festa, que consolida um trabalho de valorização da nossa cultura popular e das tradições nordestinas. Quero aproveitar para convidar a todos que estão na Capital para participar do nosso São João”, disse.

A última atração da noite, a Orquestra da Bomba do Hemetério, foi um capítulo à parte. Com o show “Fole Assoprado”, em que os 21 músicos tocam clássicos do forró reproduzindo o som da sanfona com instrumentos de sopro, o público teve contato com uma criativa apresentação de cultura popular. “É nossa primeira apresentação em João Pessoa, e esse show vai ser muito especial, já que eu e muitos dos músicos que estão aqui tiveram o prazer de estudar na UFPB, aqui em João Pessoa”, disse o maestro Forró, momentos antes de entrar no palco.

O grupo tocou sucessos como “Eu só quero um xodó”, “O canto da ema” e “Feira de mangaio”, arrancando aplausos da platéia, que não arredou o pé do Ponto de Cem Réis até o fim da apresentação.

Campanha – A PMJP aproveitou o clima de festa para reforçar a campanha contra a violência da qual as mulheres são vítimas. Equipes da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres (SPPM) distribuíram botons com o slogan “Violência contra mulher. Não combina com arrasta pé” e deram informações sobre como auxiliar mulheres que sofrem violência doméstica.

 

 

 

Secom

 

Últimas notícias

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

João Azevêdo desconversa sobre Jhonny Bezerra e nega mágoas: “Não conversei com ele depois que ele deixou o governo”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), evitou comentar possíveis articulações envolvendo o ex-superintendente da…

20 de fevereiro de 2026

Mais de 30 pessoas são denunciadas por crimes de homicídios no Sertão paraibano

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ofereceu denúncia contra 32 pessoas acusadas de integrar uma…

20 de fevereiro de 2026

Paraíba registra menor preço médio da gasolina do país, aponta IPTL

A Paraíba apresentou o menor preço médio da gasolina entre todos os estados brasileiros na…

20 de fevereiro de 2026

Bus Rapid Service: João Pessoa terá dois novos terminais de transporte público; saiba onde

A Prefeitura de João Pessoa segue avançando no processo de implantação do Bus Rapid Service…

20 de fevereiro de 2026