Durante muito tempo, a ideologia machista tem imperado na sociedade, pregando o pensamento abusivo de que a mulher deve ser submissa ao homem. Porém, com o passar do tempo, após muitas lutas e conquistas, o gênero feminino ganhou uma notável ascensão social, moral e cultural, contribuindo para as conquistas da mulher do século XXI.

Com o surgimento da globalização, a mulher passou a assumir inúmeros papéis, tais como: trabalhar em ambientes fora de casa ou até mesmo assumir a condição de dona de casa sem cumprir esse dever como um estereótipo de inferioridade, assim como exercer cargos de chefia ou cargos políticos e, principalmente, a preservação de seus direitos, dentre eles merecem destaque o direito de votar, de se expressar e de poder estudar.

No entanto, atualmente ainda existem muitas barreiras para serem superadas, como a desigualdade salarial, os inúmeros casos de abusos sexuais e a violência doméstica. Além disso, a concepção machista continua enraizada na sociedade contemporânea, motivando atitudes absurdas de violência por motivos banais, como, por exemplo, o sentimento de posse, de superioridade e de submissão ao homem, fatores os quais acabam consequentemente gerando males como é o caso do feminicídio.

Portanto, torna-se necessária urgentemente a utilização mecanismos legais e de estratégias que façam valer, de fato, as leis já existentes de proteção às mulheres, no intuito de garantir a segurança e a preservação da identidade da mulher. Além disso, faz-se necessária, de forma contínua, a propagação, nas mídias sociais, de campanhas educativas e a promoção de debates para estimular a população feminina a denunciar qualquer ato de violência a si própria, a fim de que a mulher goze de sua dignidade plena em nossa sociedade.

Texto vencedor do concurso de Redação da:

ESCOLA: EEEM Bernardino José Batista MUNICÍPIO: Triunfo UF: PB
ALUNO: Geovani Teodoso da Silva
PROFESSOR: Vanderlei Francisco de Lima
SÉRIE/ANO: 3º Ano do Ensino Médio TURMA: B ANO LETIVO: 2019

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Secitec visita Infomed, empresa filiado ao Extremotec para viabilizar parcerias

Para viabilizar novas parcerias para o ecossistema de tecnologia de João Pessoa, nesta terça-feira (19) o secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e…

UFPB vai comercializar remédios a partir da milona

O Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos (PgPNSB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) celebra 41 anos com nível de excelência. Durante essas quatro décadas, formou quase mil…