A Paraíba o tempo todo  |

7.250 participam do Orçamento Democrático

Encerraram-se na noite desta terça-feira (31), com a realização da 14ª plenária, as audiências regionais do primeiro ciclo do Orçamento Democrático. O pátio da escola Braz Baracuhy, no bairro Castelo Branco, ficou lotado, reunindo um público de cerca de 400 pessoas. Ao todo, essa primeira etapa reuniu 7.250 participantes que elegeram infra-estrutura, saúde, educação, trabalho e renda como as mais demandas mais importantes nos bairros para a gestão municipal em 2010.

Representantes da 14ª região orçamentária apresentaram as suas reivindicações ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e ao secretariado municipal. Essa região inclui os bairros do Castelo Branco, Bancários, Anatólia, Jardim São Paulo, Jardim Cidade Universitária, São Rafael, Santa Clara, Timbó, Eucalipto, Comunidade Paulo Miranda e Santa Bárbara,

Através de formulários, distribuídos pelos articuladores regionais no começo da atividade, os moradores elegeram as ações e obras prioritárias para compor as peças orçamentárias do Poder Executivo do próximo ano. Em primeiro lugar, ficaram as ações de infra-estrutura com 149 votos; depois saúde, com 119 votos, e cultura, com 114.

A coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, falou da mobilização e organização da população, que vem discutindo e identificando as suas maiores necessidades, a serem colocadas no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). A coordenadora também apresentou as ações que o Governo Municipal vem executando na região ao longo dos últimos quatro anos e lembrou as Assembléias Regionais, a segunda etapa do ciclo do OD, que começará em maio, quando serão eleitos novos delegados para um mandato de dois anos.

Obras na região – Dentre as obras e serviços levados a essa área, Ana Paula Almeida enumerou as reformas, ampliações e revitalizações das Unidades de Saúde da Família (USF); construção do Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) Rita Gadelha de Sá; ampliação e manutenção de escolas; recapeamento asfáltico, pavimentação, drenagem e iluminação; projeto Circuito Cultural das Praças; construção de 51 casas e mais 98 previstas, além de investimentos de R$ 371.295,00 através do programa de micro-crédito Empreender-JP, contabilizando 210 pessoas beneficiadas.

O prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), respondeu as indagações a respeito de drenagem e pavimentação de vias, explicando que antes faltava planejamento urbano. “Foram construídos inúmeros loteamentos sem a mínima infra-estrutura e hoje essas pessoas sofrem com alagamentos frequentes. A Prefeitura tem se esforçado e buscado parcerias com o governo federal para amenizar esse problema”. O prefeito falou ainda sobre a capacidade que o Orçamento Democrático tem em distribuir obras pela cidade e explicou como o ciclo atua em suas 14 regiões orçamentárias.

Durante a audiência, o prefeito anunciou a drenagem e pavimentação de ruas na região e a construção, que já está em andamento, de 108 Km de ciclovia, que irá beneficiar principalmente os trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte.

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe